O Mapa Estratégico para a Gestão do Destino do programa Fortalece Turismo, lançado no final de setembro pelo prefeito Sergio Vidigal quer despoluir águas de rios e lagoas, aumentar a segurança e investir na infraestrutura para atrair turistas, colocando os balneários e patrimônios históricos da Serra de volta a rota de brasileiros e estrangeiros no Espírito Santo.
A Serra é a primeira cidade capixaba e a segunda do Brasil a promover um programa para fortalecimento do turismo local. Bonito, no Mato Grosso do Sul foi a pioneira neste tipo de projeto.
O vice-prefeito da Serra e secretário de Turismo da cidade, Thiago Carreiro explicou que seis destinos foram traçados no município: Nova Almeida, Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga, Carapebus, Serra Sede pegando o agroturismo e o turismo de negócios e eventos na região central da cidade, como Laranjeiras e Jardim Limoeiro.
+ Serra lança ‘Fortalece Turismo’, mesmo projeto que fez da cidade de Bonito uma potência do setor
Para cada destino foram traçados uma agenda de melhorias e trabalhos que devem ser realizadas até 2023.
Prioridades por destino
Carapebus
Melhoria da infraestrutura
Sinalização turística e viária, implantação de observatório de baleias
Gestão ambiental
Manejo de restinga, cuidado com as lagoas
Jacaraípe
Melhoria da infraestrutura
Ordenamento da orla de Jacaraípe, sinalização turística instagramável
Gestão ambiental
Tratar córrego Irema, implantação de Ecoponto
Manguinhos/Bicanga
Melhoria da infraestrutura
Centro de informação turística, sinalização turística instagramável
Gestão ambiental
Resolver Córrego Laripe, solução para erosão da praia
Nova Almeida
Melhoria da infraestrutura
Melhorar pavimentação do entorno da igreja de Reis Magos e ampliação dos deck’s, revitalização da praça dos Pescadores
Gestão ambiental
Tratamento da encosta de Reis Magos, eliminar descarte irregular de resíduos sólidos (implementação de Ecoponto)
Serra Sede
Melhoria da infraestrutura
Infraestrutura turística na Apa Mestre Álvaro e São José do Queimado, calçamento de vias do agroturismo e faixas de pedestres elevadas no centro histórico
Gestão Ambiental
Reflorestar e estruturar o topo do Mestre Álvaro, selo para Guia do Ecoturismo
Parceria entre governos e sociedade civil
O Fortalece Turismo tem o objetivo de potencializar o setor, conectando todos os ramos de atividades e realizando melhorias de infraestrutura e gestão ambiental para atrair turistas para a cidade que é rica tanto em patrimônios culturais e religiosos como também gastronômicas e ambientais, com suas praias, lagos e montanhas.
O programa conta com parceria entre empresários, Estado, Município, Sebrae e sociedade civil. Os trabalhos estão sendo realizados desde maio deste ano e cerca de 40 empreendedores locais participam das ações, entre artesãos, restaurantes e empreendedores da hotelaria.
“Teremos várias ações, inclusive, infraestrutura e gestão ambiental que vai focar com prioridade esses seis destinos. A Serra tem uma riqueza enorme de atrativos naturais, riquezas ambientais, o Mestre Álvaro é uma delas. Existe uma tendência internacional que é o ecoturismo, o turismo de sustentabilidade e vamos focar nisso”, disse Thiago Carreiro.
O programa conta com um site exclusivo para os gestores envolvidos trocarem conhecimento e atualizações que é o Fortalece Turismo (clique aqui), além também de outro domínio, o Turismo Serra (clique aqui) que vai posicionar a cidade nas principais plataformas digitais, mostrando as belezas, história, potencialidades e gastronomia da cidade. O Instagram do programa também já está no ar, clique aqui.
O prefeito Sergio Vidigal salientou a importância do programa para o setor que foi um dos mais penalizadas pela pandemia da Covid-19. “A gente começa a comemorar o retorno da ‘normalidade’ e aproveita a oportunidade para dentro do nosso programa de governo começar a potencializar o setor de turismo que devido a pandemia ficou muito limitado nas ações”.
O chefe do Executivo disse que com o avanço da vacinação, segunda e terceira dose (reforço) a cidade voltará a ter atividades. “Vamos começar a fortalecer as ações focadas na área de turismo, lembrando que este setor ainda é uma atividade muito pouco explorada no nosso PIB aqui no Estado, na geração de emprego, mas tem um grande potencial. A partir de agora vamos colocar um projeto de lei incentivando novos eventos, reduzindo a alíquota de ISS para o setor, e toda uma série de atividades. Estamos chegando no verão e nos preparando para isso. O que nós queremos é mostrar que nossos artigos ambientais podem ser ao mesmo tempo preservados e também gerar riqueza e emprego para a população”.
Vidigal citou também os equipamentos históricos religiosos que a Serra possui, como a Igreja de Reis Magos e Queimado. “Podemos fazer um mix nesse momento e fortalecer um setor que não polui, mas que pode gerar emprego, e não define qual segmento vai atender, atende a todos”.