smobile

Mestre Álvaro
Yuri Scardini é autor do livro 'Serra: a história de uma cidade' e escreve sobre política e economia

Serra lidera a geração de empregos em 2024 – confira as áreas que mais contrataram

Divulgação PMS

Com dados de 2024 fechados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Serra mostra mais uma vez que é a terra da oportunidade no Espírito Santo. Isso porque no acumulado do ano o município lidera a geração de empregos formais entre as 78 cidades capixabas. Na prática, a cidade retoma a liderança que tinha sido perdida em 2023, quando Vitória encabeçou o ranking com somente 29 postos de empregos gerados a mais que a Serra.

No acumulado dos 12 meses de 2024, a Serra criou 5.679 postos de empregos com carteira assinada. Essa dado é uma relação entre a quantidade de admissões (101.898) e demissões (96.219), que neste caso gerou um resultado positivo, portanto, alargando a quantidade de pessoas empregadas no território da Serra.

Logo após a Serra, aparecem Vila Velha e Vitória, com a criação de 5.514 e 5.291 postos de trabalho, respectivamente. Completam o top 10 da lista:

  • Linhares (2.530);
  • Cariacica (2.408);
  • Aracruz (2.372);
  • Viana (1.834);
  • Cachoeiro de Itapemirim (1.156);
  • Guarapari (1.138);
  • São Mateus (837).

No total, o Espírito Santo gerou 35.056 novos empregos em 2024. Isso significa que, sozinha, a Serra foi responsável por 16,20% dos empregos formais criados no estado.

Raio-X do mercado de trabalho na Serra

Na Serra, os 5.679 empregos gerados ficaram distribuídos da seguinte forma entre os setores econômicos:

  • Serviços: 3.032 vagas (setor líder);
  • Indústria: 1.056 vagas;
  • Construção: 813 vagas;
  • Comércio: 775 vagas;
  • Agropecuária: 3 vagas.

A maior parte dessas oportunidades foi destinada a trabalhadores com ensino médio completo (4.449 vagas) e na faixa etária de 18 a 24 anos (3.364 vagas), evidenciando um perfil jovem e com baixa qualificação profissional.

Para se ter uma ideia, apenas 13 das vagas abertas foram preenchidas por trabalhadores com ensino superior completo. No entanto, é importante destacar que esse número não representa a quantidade total de graduados contratados, mas sim o saldo entre admissões e desligamentos, considerando todas as profissões que exigem nível superior.

Um exemplo positivo foi a Enfermagem, que sozinha criou 99 novas vagas de emprego na Serra. No entanto, no balanço geral, a área foi superada por outras categorias que registraram saldo negativo, impactando o total de postos de trabalho disponíveis para profissionais com ensino superior.

A distribuição dos novos empregos por nível de escolaridade ficou assim:

  • Ensino médio completo: 4.449 vagas;
  • Ensino médio incompleto: 592 vagas;
  • Ensino fundamental completo: 385 vagas;
  • Ensino fundamental incompleto: 175 vagas;
  • Ensino superior incompleto: 64 vagas;
  • Ensino superior completo: 13 vagas;
  • Analfabetos: 1 vaga.

No setor de serviços – que apresentou o melhor desempenho – destacam-se atividades como hotelaria e alimentação, que geraram 256 postos de trabalho, abrangendo vagas para garçons, barmans, copeiros, atendentes e auxiliares de cozinha, entre outros.

Outra área de grande crescimento foi a de serviços em edifícios e condomínios, com a criação de 597 novos postos de trabalho, oferecendo oportunidades para auxiliares de serviços gerais, limpeza e faxina.

No setor de serviços da Serra, também há muitas oportunidades no segmento de segurança e proteção, que sozinho gerou 718 empregos formais, com vagas para porteiros, guardas e vigilantes.

Como esperado, houve um volume expressivo de contratações no setor de logística, uma das atividades mais estratégicas do município. Em 2024, foram criadas 383 vagas para motoristas de veículos de carga e, para dar suporte, mais 387 postos para trabalhadores de carga e descarga de mercadorias.

O segundo setor que mais gerou postos de trabalho na Serra foi a indústria, com 1.056 novas vagas, resultado do saldo entre 16.340 admissões e 15.284 demissões.

Assim como nos demais setores, a maior parte das oportunidades industriais foi destinada a trabalhadores com baixa qualificação profissional. A subcategoria de operadores responsáveis por alimentar a linha de produção criou 547 novas vagas.

A indústria também demandou novos profissionais para montagem e soldagem de estruturas metálicas, vagas impulsionadas pelo grande parque siderúrgico da ArcelorMittal e pela cadeia de metalmecânica. So trabalhadores da linha de produção de laminados de aço foram abertos 426 novas vagas.

Outro destaque foi a demanda por mecânicos, com a subcategoria de mecânicos de manutenção de máquinas em geral abrindo 248 novas vagas de trabalho.

A construção civil, terceiro setor que mais gerou empregos na Serra, teve destaque na contratação de trabalhadores voltados para a construção de edifícios, com a criação de 170 novas vagas.

No entanto, o grande volume de contratações do setor veio dos trabalhadores especializados, que juntos abriram 960 novas vagas. Entre eles, profissionais de demolição e preparação de terreno, instalações hidráulicas e elétricas, além de acabamentos.

O que impactou negativamente o saldo final da construção civil foi o grupo de trabalhadores ligados a obras de infraestrutura, que apresentou um saldo negativo de 336 vagas, reduzindo o desempenho geral do setor.

No setor comercial, a Serra registrou uma grande demanda por trabalhadores em diferentes segmentos, tanto na venda direta ao consumidor, quanto no atacado e varejo, especialmente em supermercados, mercados e hipermercados. As vagas abrangem funções diversas, como seguranças, repositores e operadores de caixa.

Outro segmento expressivo é o de comércio e reparação de veículos, incluindo carros e motocicletas, que se consolidou entre os mais fortes do município. Esse crescimento reflete a importância do grande polo automotivo localizado em Carapina, especialmente na região de Jardim Limoeiro, onde há uma ampla rede de lojas de veículos novos e seminovos, além de comércio de peças e acessórios para customização, manutenção e reparos. Essa atividade comercial gerou 314 novas vagas de emprego na Serra em 2024.

Perfil dos trabalhores

O mercado de trabalho na Serra também oferece boas oportunidades para técnicos de nível médio. Em 2024, foram 404 novas vagas abertas, com destaque para a área da saúde. Apenas na subcategoria de técnicos de enfermagem, foram criadas 174 novas vagas de emprego.

No entanto, o maior volume de contratações ocorreu no setor de prestação de serviços e vendas no comércio em lojas e mercados, que somou 2.337 novos postos de trabalho. Logo em seguida, aparecem os trabalhadores da produção de bens e serviços industriais, com a abertura de 2.074 vagas.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Uso de celulares por estudantes da rede estadual está proibido

Já está em vigor a nova legislação que regulamenta o uso de celulares nas escolas da educação básica no Espírito Santo. A Lei disciplina...

Câmara vota hoje prevenção e combate ao bullying nas escolas da Serra

Deve ser votado durante a sessão desta segunda-feira (3), a primeira sessão ordinária desta legislatura, o Projeto de Lei 175/2023, que dispõe sobre a...

História e cultura de Nova Almeida são tema de documentário com lançamento em abril

A histórica Nova Almeida, na Serra, uma das localidades mais antigas do Brasil, com seus 468 anos, será tema de um documentário previsto para...

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia Legislativa

O deputado Marcelo Santos, do União Brasil, seguirá no comando da Assembleia Legislativa do Espírito Santo pelos próximos dois anos (2025-2026). Ele foi reeleito...

Vereadores da Serra iniciam ano legislativo nesta segunda (3)

A Câmara da Serra realiza nesta segunda-feira (3) a primeira sessão ordinária da atual legislatura. Iniciando seu segundo mandato no comando da Casa, o...

Ilha do Rock: festival vai reunir música, cerveja artesanal e gastronomia em Vitória

Prepare-se para uma experiência única! O Ilha do Rock, um dos festivais mais aguardados do ano, retorna ao Shopping Vitória nos dias 6 a...

As Três Bases fecha parceria com Sebrae-ES, Aderes e Governo do Estado e traz novidades em 2025

No dia 8 de fevereiro, Vitória será palco de um dos maiores eventos de desenvolvimento pessoal e profissional do Espírito Santo: “As Três Bases”....

Pioneira neste mercado, XP Investimentos criou programa focado em capacitação e formação de assessores

Apontada como a profissão do futuro no mercado, a assessoria de investimentos se tornou a principal porta de entrada para quem deseja desenvolver uma...

Dia Mundial do Câncer: conscientização e prevenção são fundamentais na luta contra a doença

No dia 4 de fevereiro, o mundo se une para lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. Criado pela União...