Saúde

Serra oferece tratamento para pessoas com psoríase e atende atualmente 225 pacientes

Atualmente, 225 pacientes com psoríase são acompanhados pela equipe do Ambulatório Especializado. Foto: Divulgação

A psoríase é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa, que se apresenta na pele com lesões descamativas e que podem causar coceira e a Serra oferece à população o único Ambulatório de Psoríase do Estado.

Desde o dia 15 de dezembro o ambulatório passou a integrar a rede de especialidades médicas no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), localizado em Jardim Limoeiro.

O dia de atendimento acontece às quartas-feiras, das 7 às 19 horas e para ter acesso é via Unidade de Saúde, onde o usuário será atendido por um clínico geral que fará o encaminhamento, via e-mail, diretamente para o ambulatório.

Segundo a dermatologista da Prefeitura da Serra, Cristiani Banhos Ferreira, apesar de muitos ainda acharem, a psoríase não é uma doença estética e tem fatores que agravam a doença em indivíduos geneticamente predispostos como estresse, tabagismo e alguns medicamentos utilizados para tratamento de outras doenças, entre outros fatores.

“Até infecções como as causadas pela Covid-19, dengue e chikungunya podem agravar a psoríase ou induzir o seu aparecimento em indivíduos predispostos”, explicou a dermatologista ressaltando, ainda, que se trata de uma doença crônica que tem tratamento.

Atualmente, 225 pacientes com psoríase são acompanhados pela equipe do Ambulatório Especializado.

“A maioria deles é grave. É importante ressaltar que o munícipe com essa doença, seja ele homem ou mulher, apresenta mais risco de ter hipertensão, colesterol alto, problemas cardiológicos”, frisou a dermatologista, arrematando: “De 1 a 2 % da população brasileira tem psoríase. Ela pode se manifestar na forma leve, moderada ou grave. A leve é aquela que compromete menos de 10% de área de superfície corporal. A grave é quando acomete áreas especiais, como face, palma da mão e planta dos pés, genitália, que geram impacto grande na qualidade de vida sem resposta a medicação tópica, ou quando o comprometimento é maior que 10% da área de superfície corporal. Há casos de pacientes que desenvolvem infecções secundárias”, informou.

O tratamento pode ser de uso tópico, com pomadas, medicamentos via oral ou injetável (biológicos). Os medicamentos são fornecidos pela Farmácia Cidadã.

“Uma vez no programa, o usuário não precisa mais voltar à Unidade de Saúde. O retorno dele já é marcado pelo próprio ambulatório. Nos casos leves, o retorno é de quatro a seis meses. Já, para os graves, todo mês, até ser medicado. Quando medicado, o retorno passa para a cada três meses”, disse.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Mulher é morta com tiro no peito ao sair de igreja na Serra

A trabalhadora doméstica lone Félix dos Santos, de 40 anos, morreu após ser atingida por um disparo durante um tiroteio…

9 horas atrás

Professor é morto com tiro na cabeça ao buscar filha para tomar sorvete na Serra

O professor tinha ido buscar a filha para tomar sorvete quando foi surpreendido por um atirador/ Reprodução Redes Sociais. Um…

9 horas atrás

Música e tradição na Serra: Festival de Verão e Folia de Reis agitam o fim de semana

A Folia de Reis de Nova Almeida acontece na igreja e também percorre as casas de moradores da comunidade. Foto:…

10 horas atrás

Primeiro fim de semana de 2025 será de tempo instável na Serra

O céu amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli A chegada deste sábado (4) marca o primeiro fim de…

14 horas atrás

Mais de 70 quilos de substância similar à maconha são apreendidos na Serra

Foto: Divulgação ROMU Na última segunda-feira, 30, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra,…

15 horas atrás

Harry Potter: Celebrando Hogwarts chega ao shopping Mestre Álvaro no dia 11

A entrada para a exposição é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição online no Sympla/Divulgação Os fãs de Harry…

15 horas atrás