Por Bruno Lyra
O município da Serra pediu à Cesan que elabore um projeto para captação de água do rio Reis Magos, já que a vazão do Santa Maria segue em níveis extremamente baixos. A informação é do coordenador de Governo da Serra, Jolhiomar Massariol.
De acordo com Jolhiomar o pedido foi feito pelo prefeito Audifax Barcelos no início de fevereiro e o projeto já estaria bem adiantado. O uso do Reis Magos para reforçar o abastecimento da Serra já estava previsto no plano de saneamento da cidade para acontecer até 2020, porém a prefeitura pediu antecipação por causa da severa seca que atinge o estado.
O Santa Maria, que além da Serra abastece a zona Norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão, estava com a vazão de 2,5 mil litros por segundo na última quarta (18). O dado é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).
O valor é tão baixo que, para se ter uma ideia, a Cesan capta 3 mil litros por segundo do rio para abastecer as cidades atendidas por ele. E com o fim do período chuvoso – hoje (20) termina o verão – as perspectivas para os próximos meses são preocupantes.
Barragem
O Governo do Estado anunciou que a vazão da barra barragem da hidrelétrica de rio Bonito, que fica na parte alta da bacia do Santa Maria, já está sendo regulada para atender o abastecimento da Grande Vitória.
Segundo a assessoria de imprensa da Agerh, isto significa que a operadora da represa, a EDP Escelsa, não poderá armazenar água para gerar energia elétrica se houver necessidade de abrir comportas para garantir maior vazão ao rio e, consequentemente, maior disponibilidade de água para a Grande Vitória.
Nesta sexta (20) o Governo anunciou a criação do grupo formado pela Agerh, Cesan, EDP Escelsa, além do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Santa Maria da Vitória que irá monitorar a operação e o acompanhamento do reservatório de Rio Bonito.