A Serra está de luto. Faleceu na madrugada de hoje (17), a matriarca da família Falqueto: dona Jovita Morosine Falqueto, vítima da Covid-19, aos 89 anos. Ela estava internada desde o dia 12 de dezembro.
Na Serra desde 1976, dona Jovita era casada com o produtor rural e comerciante Moyzes Tarcísio Falqueto. Os dois formaram uma família com 12 filhos, 28 netos e 14 bisnetos.
Nessa praticamente metade de século na Serra, dona Jovita foi o esteio para a família fincar seus pés na cidade e crescer com ela. Enquanto ‘seu Moyzes’ ia para a lavoura, plantar e colher, dona Jovita ficava cuidando da casa, orientando e educando os filhos. A família abriu as portas de um pequeno comércio no centro da cidade, que se transformou no principal supermercado da região, o Supermercado Falqueto.
Por trás de todo o esforço da família para criar raizes na Serra e crescer socialmente e comercialmente estava Dona Jovita, com sua sutileza, sensibilidade, dedicação, compreensão, amor à família e ao próximo.
Dona Jovita encontrava tempo também para se dedicar a uma vida cristã, participando ativamente de atividades religiosas na comunidade. Foi frequentadora assídua da Igreja Nossa Senhora da Conceição, dedicando-se à Pastoral da Saúde, ministra de eucaristia e visitando e levando conforto a pessoas doentes.
O corpo de dona Jovita será sepultado no cemitério de Fundão, às 16 horas, mas deverá pasar brevemente pela capela mortuária, ao lado do cemitério da Serra sede, por volta das 14 horas.
Veja nota de falecimento divulgado pelo filho, João Falqueto, nas redes sociais, hoje pela manhã:
“Bom dia a todos, é com grande pesar que comunico o falecimento de minha mãe Jovita Morosine Falqueto, Deus a acolha no reino do céu. Ela completou a missão. Obrigado Deus por nos ter dado uma mãe tão maravilhosa por todo esse tempo, vai com Deus mamãe.
Obrigado a todos pelas orações. Continuemos em orações por todos os enfermos e pelas equipes médicas que estão cuidando de tantos pacientes.”