Categories: Economia

Serra perdeu 11,1 mil empregos com carteira assinada em cinco anos

Cena comum no Sine da Serra, em Portal de Jacaraípe: trabalhadores em busca de vagas de emprego com carteira assinada. Foto: Divulgação

Até novembro, o mercado de trabalho formal na Serra gerou mais contratações do que demissões com carteira assinada. Situação que já havia ocorrido ano passado. No entanto, o desempenho de 2018 e 2019 não foi suficiente para reverter a tendência de queda nas vagas de trabalho com carteira assinada nos últimos anos.

Tanto que em cinco anos foram fechadas 11,1 mil vagas de emprego com carteira assinada no município. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Governo Federal.

De janeiro a novembro de 2019, o saldo entre admissões e demissões foi de 2,5 mil vagas de emprego. Em 2018, o saldo positivo foi de 5,3 mil. Porém no triênio anterior, durante o auge da crise econômica que atinge até hoje o país, houve perda de 18,9 mil vagas de trabalho com carteira assinada na Serra.

É de se registrar que além da crise econômica nacional, a Serra e outras cidades capixabas sofreram em 2015 com a paralisação da Samarco e agora enfrentam a redução da produção no complexo de Tubarão (Vale e ArcelorMittal Tubarão) em decorrência do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho – MG, ocorrida em janeiro.

A redução dos postos formais de emprego na Serra segue tendência nacional. Números divulgados pelo IBGE, apontam que o Brasil está com 41,2% da população economicamente ativa trabalhando na informalidade, um total de quase 39 milhões de pessoas. Este ano o trabalho informal bateu recorde desde que o IBGE começo a medi-lo em 2016.

Ainda de acordo com o IBGE, a principal geração de empregos no país atualmente acontece justamente nas ocupações informais. Nelas estão pequenos empreendedores sem registro, vendedores ambulantes, motoristas de aplicativo, pessoas que trabalham sem carteira em negócios de família, dentre outras atividades.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

17 horas atrás

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…

18 horas atrás

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…

18 horas atrás

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…

18 horas atrás

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…

19 horas atrás

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…

20 horas atrás