Com 15 mil animais abandonados, a Serra pode ganhar comedouros e bebedouros para que cães que não tem um lar e vivem nas ruas da cidade possam se alimentar e beber água diariamente. O Projeto de Lei (PL) que propõe a instalação desses equipamentos que irão ajudar os animais está tramitando na Câmara da Serra e ainda precisa passar pela aprovação dos vereadores.
A proposta é do vereador Basílio da Saúde (Pros) que afirma que alimentar esses animais é essencial. O PL prevê que a instalação dos comedouros/bebedouros será feita pela Prefeitura da Serra em parcerias com entidades – por exemplo: ONGs que resgatam e cuidam de animais de rua. Os equipamentos deverão ser de cano PVC e serão adaptados para receber até quatro quilos de ração diariamente.
A proposta ainda prevê que as entidades irão escolher voluntários para que monitorem e cuidem dos pontos instalados. “Os custos do projeto serão realizados por empresas da iniciativa privada e voluntários, que passarão por uma entrevista e assinarão um termo de compromisso em monitorar os pontos”, afirma o vereador.
Sendo assim, o projeto não pretende colocar o custo de ração, instalação dos equipamentos e manutenção como responsabilidade do município, mas sim das iniciativas privadas e entidades. O PL também não define quantos equipamentos serão instalados pela cidade, mas prevê que os equipamentos sejam colocados em locais que tenham maior concentração de animais.
“Considerando ser um problema de saúde pública na maioria das cidades, é urgente difundir o conceito de alimentação, bem como a necessidade de medidas eficazes para solucionar problemas relacionados ao grande número de animais com alto índice de desnutrição e sem nenhuma vida saudável abandonados em ruas de nossa cidade”, justifica Basílio.
O projeto de lei está em tramitação e ainda precisa ser votado pelos vereadores. Caso seja aprovado, pode ser sancionado ou não pelo prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede).
Serra tem 15 mil animais de rua, diz estimativa
De acordo com uma estimativa divulgada pela Prefeitura da Serra, a cidade conta com 75 mil animais domésticos, sendo que 15 mil estão abandonados em ruas da cidade. Por meio de nota, o município disse que estima-se que a população de cães seja em torno de 75 mil animais, e cerca de 20% estejam em situação de rua. Os gatos são em torno de 11 mil, sendo 10% em situação de rua. Dados da Prefeitura, em 2018, a prefeitura vacinou 59.427 cachorros contra a raiva e 9.459 felinos.
A Prefeitura abriu processo seletivo para auxiliar de farmácia e de saúde bucal com salário de R$ 1.933. Crédito: Divulgação…
A babesiose canina é uma doença parasitária transmitida por carrapatos que afeta cães em diversas regiões do mundo, incluindo o…
Nos últimos anos, o ovo deixou de ser o vilão da alimentação para ganhar o status de “superalimento”. Rico em…
Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as Secretarias de Serviços (Sese) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur),…
O publicitário e empresário Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing – referência nacional em experiências memoráveis –, apresenta sua…
Na última segunda-feira (20), um homem, de 44 anos, foi preso suspeito de estuprar a filha e a enteada, de…