Notícias

Serra possui 942 moradores em situação de rua e registra aumento de 15%

A Serra possui 942 moradores em situação de rua e registrou aumento de 15% nessa população. Crédito: Divulgação

A cidade da Serra conta com aproximadamente 942 moradores em situação de rua, conforme estimativa do próprio município. A Secretaria de Assistência Social garante a implementação de ações para ajudar essas pessoas, incluindo abordagens sociais, abrigos e até encaminhamento para o mercado de trabalho.

A Prefeitura da Serra ressalta, no entanto, que os dados sobre a população em situação de rua são dinâmicos, devido à flutuabilidade e aos processos migratórios dessas pessoas.

Segundo o diagnóstico socioterritorial da Serra, elaborado semestralmente pela equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), em 2023 foram identificadas 942 pessoas em situação de rua.

De acordo com a Prefeitura da Serra, em 2022 foram registradas 818 pessoas nessa condição. Para 2024, é necessário aguardar o final do semestre para a divulgação das informações.

Comparando os dados, houve um aumento de 124 pessoas em situação de rua entre os dois anos, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

Bairros com maior número de moradores em situação de rua

Atualmente, os cinco principais pontos de trânsito e permanência de pessoas em situação de rua na Serra são: Serra Centro, Parque Residencial Laranjeiras, Jardim Limoeiro, Colina de Laranjeiras e Jacaraípe Orla.

Ajuda ofertada à população em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social da Serra, através de convênios, oferece oito serviços voltados ao atendimento e acompanhamento de pessoas em situação de rua. São eles: Centro POP, Abordagem Social (SEAS), Abrigo 24 horas (Jardim Limoeiro, Arco-Íris, Migrante), Abrigo Noturno, Casa Lar Masculina e Casa Lar Feminina.

Conforme legislações e normativas que norteiam o trabalho socioassistencial, as equipes não realizam ações de caráter compulsório, ou seja, não retiram os cidadãos das ruas sem o consentimento deles. Os encaminhamentos são oferecidos, e caso o usuário aceite, ele é direcionado aos serviços disponíveis.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção, motoristas! Trecho da Avenida Norte Sul será interditado nesta semana na Serra

Um trecho da Avenida Norte Sul, uma das principais vias que liga Serra e Vitória, será interditado para obras a…

22 horas atrás

Parque da Cidade recebe culto a céu aberto neste sábado (29)

O Parque da Cidade, que é divisa entre os bairros entre os bairros Parque Residencial Laranjeiras e Valparaíso, receberá neste…

24 horas atrás

Dupla capixaba conquista prata no Brasileiro sub-19 de vôlei de praia

A dupla capixaba, Julhia e Lara, conquistou prata no Cuiabá do Circuito Brasileiro sub-19 de vôlei de praia. A disputa…

1 dia atrás

Igreja de Reis Magos: confira horários de visitação

Após dois anos de obras de restauro e revitalização, a Igreja e Residência de Reis Magos foi reaberta para visitação…

1 dia atrás

Veja como fica o tempo na Serra no último fim de semana de junho

Junho está chegando ao fim e apesar de ter trago o Inverno, quebrou a promessa de dias mais frios na…

1 dia atrás

Suspeito de estupros em série em Cariacica é preso na Serra

Um homem, de 32 anos, suspeito de estuprar quatro adolescentes em Cariacica foi preso nesta semana em Bairro de Fátima,…

1 dia atrás