Categories: Notícias

Serra prepara manifesto contra fim de UTI infantil no Dório Silva

Por Anderson Soares e Clarice Poltronieri

Mobilização na internet convoca funcionários e usuários para ato amanhã às 7 horas na BR101 em frente ao Epa em Laranjeiras. Foto: Divulgação

O Governo do estado confirmou que a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Dório Silva será transferida para o Hospital e Maternidade Infantil de Vila Velha (Himaba). Mas negou que os demais atendimentos pediátricos serão extintos do Dório Silva.

Uma mobilização nas redes sociais convoca funcionários e usuários a protestar contra a medida nesta sexta (27), às 07hs, na BR 101, em frente à entrada para Laranjeiras. A convocação propõe que os manifestantes caminhem pela avenida Civit até o hospital.

A Utin do Hospital Dório Silva atende a pacientes da Serra e de outros locais do estado com 26 leitos, sendo 16 para alto risco e 10 para médio risco. A diretora do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde no Espírito Santo (Sindsaúde-ES),  Magda Nery Manoele criticou a decisão do Governo. “Não fomos consultados sobre as mudanças e o encerramento dessas atividades no hospital representa perda para as crianças da Serra”.

A coordenação da Utin informou que 80% dos leitos do Dório são ocupados por bebês da Serra, oriundos do Hospital Jayme dos Santos Neves e da Maternidade de Carapina, o que justificaria sua permanência no local.

A medida também foi criticada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara da Serra, o vereador Aécio Leite (PT), que recebeu apoio dos colegas de plenário durante a sessão da última quarta (26).

Segundo a diretora geral do Hospital Dório Silva, Sônia Dalmolin, a transferência vai ocorrer porque um estudo aponta viabilidade para levar os leitos para o Hospital de Infantil de Vila Velha, que é referência estadual de atendimento na área materno-infantil. Com isso, Sônia disse que haverá mais qualificação no atendimento.

Leitos para adultos
Sônia Dalmolin afirma ainda que a transferência da Utin vai abrir 39 leitos para adultos e que o objetivo é que o Dório tenha cada vez mais foco no paciente adulto. Sobre o setor de Pediatria, que possui 21 leitos no hospital, disse que será mantido e que não há intenção de transferi-lo no momento, pois a demanda é grande.

A data da transferência da Utin não foi divulgada porque o estudo de viabilidade técnica não foi concluído.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

4 horas atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

4 horas atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

4 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

4 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

5 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

5 horas atrás