No próximo dia 27 de abril, um domingo, a Serra será palco da 1ª Caminhada “Passos pela Inclusão”. A ação integra o calendário do Abril Azul — mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) — e promete reunir a comunidade em uma grande mobilização por respeito, empatia e acessibilidade.
A concentração será às 8h, em frente ao Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. Famílias, educadores, profissionais da saúde, instituições e cidadãos de todas as idades estão convidados a participar. A caminhada é gratuita e aberta a todos — não é necessário se inscrever para participar.
As inscrições para receber a camiseta oficial foram encerradas, e as primeiras 750 pessoas inscritas já garantiram a sua. Mas todos podem participar do evento normalmente — basta comparecer usando uma camisa azul, caso tenha.
+ Governo do Estado abre concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4 mil
Além da mobilização coletiva, o evento contará com faixas, cartazes e a participação de crianças com autismo e suas famílias, promovendo um ambiente de acolhimento, escuta e visibilidade. A expectativa é de que esse seja o início de uma nova tradição no município, consolidando o compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva.
A caminhada conta com o apoio de diversas instituições locais. Entre os apoiadores, está o vereador Saulinho, presidente da Câmara da Serra, que participa como padrinho simbólico da ação. Pessoa com deficiência auditiva, Saulinho é um defensor histórico da inclusão e da acessibilidade, atuando em diversas frentes para garantir o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
“A inclusão começa com um passo. E quando damos esse passo juntos, ninguém fica para trás. Que essa caminhada se torne tradição e inspire ainda mais ações de acolhimento e respeito”, destacou Saulinho ao TN.
A Caminhada “Passos pela Inclusão” nasce como símbolo de empatia e transformação, e reforça o compromisso da Serra com o respeito às diferenças e o cuidado com todas as pessoas.