A Serra é a locomotiva econômica do Estado e prova disso é a importância na geração de empregos formais. Entre os meses de janeiro e outubro de 2021, as empresas com sede no município contrataram 65.945 pessoas com carteira assinada, enquanto 56.907 foram desligadas. Com isso, a Serra teve um saldo positivo de 9.038 novos postos de emprego gerados.
Só para se ter uma ideia da expressividade desse número, no mesmo período de 2020 – o primeiro ano da pandemia – a cidade atingiu um saldo de 3.355 novas vagas criadas, cerca de 3 vezes menos do que neste ano.
No Estado, a Serra foi a primeira disparada neste índice, seguida de Vitória com 6.202 postos a mais, Vila Velha 4.088, Cachoeiro de Itapemirim 3.134, Cariacica 3.076 e Linhares 3.029. No país, a Serra também registrou um resultado bastante positivo. Entre os 5.570 municípios do Brasil, a cidade ficou na posição de 41ª.
De acordo com o subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda, Renato Ribeiro, a Serra sempre teve um histórico de geração de oportunidades na área metalmecânica, porém, com desenvolvimento da cidade e instalação de novas empresas, houve também um aumento considerável de oportunidades nas áreas de logística e serviços.
De acordo com o prefeito, Sergio Vidigal, havia muita demanda reprimida de licenciamentos para expansão de empresas que já estão instaladas e de novas empresas. Em fevereiro, foi anunciada a implantação de um sistema que simplificou muitos processos, o que demoraria em média oito meses, passou para apenas 72 horas.
“Nosso trabalho é dar ambiência para a atração de novas empresas e, com isso, gerar mais empregos. Logo no início do ano implantamos um sistema pioneiro em todo o Brasil que possibilita realizar toda a tramitação de aprovação de projetos de forma 100% on-line e com um prazo curto de tempo. Assim, conseguimos dar agilidade e reduzir a burocracia”.
Município ofertou 10 mil vagas este ano – veja como se candidatar
De acordo com Renato, o Município dispõe de um portal, o Serra Mais Emprego (maisemprego.serra.es.gov.br), onde todos os moradores tem acesso às oportunidades ofertadas pelas empresas instaladas na cidade. Este ano, foram oferecidas 10.241 vagas de empregos.
“Esse portal é atualizado diariamente pela equipe da Prefeitura. Acessando o portal, o morador da cidade tem ciência não só das vagas, mas também das qualificações e experiências exigidas por cada empresa. Havendo compatibilidade em alguma oportunidade, o candidato pode se dirigir ao Sine da Serra, no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, no horário das 08h às 17h, portando sua carteira de trabalho, RG, comprovante de residência, que faremos o cadastro para encaminhamento a vaga pretendida”, esclareceu.
Têm vagas para jovens de 18 a 24 anos atrás do primeiro emprego
O Município desenvolveu o Programa de Encaminhamento ao Primeiro Emprego (PEPE). Segundo Renato, em pouco mais de 4 meses de programa, passaram pelo PEPE mais de 400 jovens e adultos e cerca de 80% destes foram encaminhados ao mercado de trabalho.
“Tem sido uma das marcas importantes da gestão Sergio Vidigal, temos dialogado com o setor produtivo no intuito de firmarmos parcerias com as empresas, para que a falta de experiência deixe de ser um problema em algumas contratações. Para participar do programa, o jovem de 18 a 24 anos realiza sua inscrição indo até o Sine, onde posteriormente passará por uma orientação profissional ministrada pela nossa equipe de profissionais”, explicou Renato Ribeiro.
E completou: “assim que ele passar por esse processo, já estará habilitado a participar das entrevistas e processos seletivos das empresas parceiras do projeto. Conseguimos uma taxa de empregabilidade de 80%”, finalizou.
Cursos de graça para diversas áreas em 2022
A Serra dispõe de parcerias com o Governo do ES através do Qualificar ES, do qual o Município cede espaços para abrigar alguns dos 15 polos que existem na Serra. Esses locais abrigam turmas de diferentes cursos que são oferecidos gratuitamente.
O morador que quiser obter mais informações precisar entrar no site qualificar.es.gov.br e se candidatar em uma das vagas interessadas.
Segundo Renato, para o próximo ano, a Prefeitura vai ofertar diretamente 500 oportunidades de qualificação nas áreas de metalmecânica, serviços, logística e alimentação. “Já estamos finalizando um processo de contratação com o Senai, devemos abrir as vagas entre fevereiro e março; as aulas vão acontecer no Senai e no Pró-Cidadão. Vamos anunciar tudo assim que o processo finalizar”, esclareceu.
A novidade fica por conta da rodada de degustação de petiscos, exclusiva para esta quinta-feira, das 18h às 21h, ao…
Agora, com o aplicativo Colab, é possível registrar denúncias relacionadas a distribuidoras de bebidas que não seguem os parâmetros da…
A Prefeitura da Serra anunciou que vai distribuir uniformes e kits de material escolar para 70 mil alunos. Crédito: Divulgação…
A praia de Jacaraípe, na Serra, será palco de diversas atividades esportivas e shows musicais gratuitos, na Praça Encontro das…
A tradicional festa de São Sebastião, em Manguinhos reúne a tradição do congo, com shows ao vivo e muita religiosidade. Crédito:…
A Fortlev abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas. Crédito: Divulgação…