Notícias

Serra quer punir guarda que divulgar seu trabalho e ocorrências nas redes sociais

A Prefeitura da Serra quer punir agentes da Guarda Civil Municipal que divulgarem ocorrências em suas redes sociais. Crédito: Divulgação

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para atualizar o Código de Conduta da Guarda Civil Municipal. Entre as mudanças propostas estão a inclusão de novas infrações graves, como a divulgação não autorizada de conteúdos relacionados a crimes e a realização de transmissões ao vivo de operações da corporação nas redes sociais. O projeto foi apresentado na última quarta-feira (11).

A proposta estabelece que a divulgação, sem autorização, de “dados, textos, fotos, imagens, vídeos e áudios relacionados a crimes ou contravenções penais” será classificada como uma infração grave. Além disso, transmissões ao vivo, como lives, durante ocorrências, atividades ou operações da Guarda Municipal também serão proibidas.

O texto prevê a inclusão de 23 novos incisos à Lei 4.686/2017, que trata das infrações graves na corporação. Outras alterações abrangem infrações de menor gravidade, além de ajustes nos procedimentos administrativos e disciplinares, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

Redes sociais de guardas da Serra

Nos últimos anos, tornou-se comum a divulgação de fotos e vídeos do cotidiano dos agentes da Guarda Municipal, incluindo registros de ocorrências atendidas, nas redes sociais. Na Serra, um dos guardas municipais, conhecido como Agente Dias, viralizou na internet e acumulou milhares de seguidores.

A popularidade conquistada nas redes sociais levou Dias a se candidatar a vereador nas Eleições de 2024, sendo eleito para o cargo. Ele assumirá o mandato em janeiro de 2025. No entanto, sua ascensão também gerou atritos com a gestão atual, já que, atuando como membro da oposição, o agente passou a denunciar supostos problemas enfrentados pela corporação.

“Nova realidade da instituição”

Na justificativa do projeto de lei, o prefeito Sergio Vidigal afirmou que a medida visa adequar a “nova realidade da instituição”.

A revisão, ainda segundo o prefeito, é essencial para alinhar as práticas dos afentes às de outras guardas municipais da Região Metropolitana. Vidigal também enfatizou que a atualização visa preservar a imagem da instituição e garantir sua credibilidade junto à população.

Entre as ações que passarão a ser consideradas infrações graves estão: 

  • Divulgar ou apoiar a disseminação de informações falsas, especialmente sobre a instituição ou seus membros;
  • Publicar conteúdos que prejudiquem a imagem da corporação, de seus integrantes ou de qualquer cidadão;
  • Fazer declarações sobre política partidária ou religião durante o serviço;
  • Ofender verbalmente, por escrito ou fisicamente a honra e a dignidade de qualquer pessoa.

As penalidades previstas variam de advertências e repreensões até suspensões e demissões nos casos mais graves. Durante uma suspensão, o servidor perderá todos os direitos associados ao cargo, incluindo o salário referente ao período da punição.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Inédito: Mundo Mágico de Harry Potter chega à Serra com entrada gratuita

o evento internacional “Harry Potter: Celebrando Hogwarts” promete encantar adultos e crianças com cenários interativos e atividades temáticas. Crédito: Divulgação…

11 minutos atrás

Estado abre processo seletivo para níveis fundamental e médio com salário de até R$ 2.747

O Governo do Estado abriu processo seletivo para níveis fundamental e médio com salário de até R$ 2.747. Crédito: Divulgação…

21 minutos atrás

Blacksete, Jackson Lima e DJ Léo animam evento retrô em Manguinhos

Entre as atrações, destaque para a banda Blacksete, que ao lado de DJ Léo e Jackson Lima agitam a "Weekend…

36 minutos atrás

Sensação de sede é menor entre idosos, alerta médico

Com o calor excessivo que predomina na maior parte do tempo, a necessidade de beber água é maior, mas a…

2 horas atrás

Serra publica homologação do concurso público para professores; veja detalhes

A homologação do concurso público da Serra para professores foi publicada no Diário Oficial. Crédito: Divulgação A Prefeitura da Serra…

3 horas atrás

Projeto de mega-galpões no Contorno do Mestre Álvaro podem concretizar a nova ‘Serra do oeste’

Contorno do Mestre Álvaro. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL Desde o desmonte de São José do Queimado, a economia da metade…

20 horas atrás