Categories: Meio Ambiente

Serra quer terrenos mais ocupados e atrair indústrias

Em Laranjeiras a taxa de ocupação dos terrenos vai subir, o afastamento dos imóveis ficará menor e prédios só até 4 andares. Foto: Joatan Alves

Por Bruno Lyra

Construções baixas, porém mais próximas umas às outras em Laranjeiras. Prédios mais altos e grudados na avenida principal da Serra-sede e a ampliação de áreas industriais. Essas e outras mudanças estão propostas na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), lei que define a regra para construção e tipo de atividade em cada parte do município.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Alexandre Fiorotti, disse que as mudanças corrigem distorções observadas após a aprovação do PDM em 2012. “Em Laranjeiras, o limite máximo de andares vai cair de oito para quatro. Em compensação não serão exigidos recuos frontais e laterais e a taxa de ocupação dos terrenos subirá dos atuais 65% para 90% para facilitar a construção de lojas no bairro”, explica.

Para a Serra-sede, além das taxas, ocupação e recuo iguais às propostas em Laranjeiras, o número de andares permitidos subirá de três para seis na avenida Getúlio Vargas. “Também voltaremos a permitir pequenas fábricas em Jardim Limoeiro e São Diogo, além de indústrias não poluentes no Polo de Tecnologia na área comercial do Alphaville Jacuhy, na rodovia do Contorno”, acrescenta Fiorotti.

Além dessas, o secretário adjunto citou também a mudança para permitir indústrias e empreendimentos de logística numa área em Vila Nova de Colares, que é pretendida por investidores.

Outra mudança é a redução do tamanho dos lotes para uso residencial. “O PDM jogou para 300m2 e 360m2 os tamanhos mínimos, tornando os lotes mais caros, numa cidade que tradicionalmente se permitia lotes menores. Então estamos revendo para 250m2 o tamanho mínimo para novos loteamentos e 200m2 para os já aprovados”, acrescenta Fiorotti.

Ainda de acordo com o secretário adjunto, as propostas devem ser enviadas à Câmara de Vereadores em até 60 dias.

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

16 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

17 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

22 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

22 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

23 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

24 horas atrás