Ayanne Karoline
De terça (16) à sexta (19) a Serra recebe a mais importante feira de mármore e granito das Américas, a Vitória Stone Fair. O evento, que reunirá 300 expositores brasileiros e 120 internacionais, é um marco para o município que tem o título de maior exportador do Brasil no setor de rochas ornamentais.
Para esta edição são esperados cerca de 26.500 visitantes ao Centro de Eventos de Carapina. Estão previstos expositores de pedras, máquinas e serviços, do Brasil e do exterior, de países como Turquia, China e Portugal. Além das rochas ornamentais, os visitantes terão a oportunidade de conhecer novas formas de beneficiamento das pedras, insumos, maquinários, além de participar de palestras e debates.
A Feira começou em 1989, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), e a partir de 2003 passou a ser realizada também na Grande Vitória. Hoje o evento conta com duas edições anuais: a Vitória Stone Fair, que na verdade acontece no Centro de Eventos (Pavilhão) de Carapina, na Serra, e a Cachoeiro Stone Fair.
A Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin America 2016 é realizada pela Milanez & Milaneze e promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas) e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag). Conta com apoio do Governo do ES, Sistema Findes, CNI, Centrorochas, Marble Institute of America e Sebrae, dentre outros.
Segundo o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais, os mármores polidos de empresas do Espírito Santo registraram um crescimento nas vendas para o exterior de 45,04% em 2015, em relação a 2014. EUA, Canadá e México são, respectivamente, os maiores mercados.
Serviço
Data: de 16 a 19 de fevereiro de 2016.
Horário: 13h às 20h (acesso até às 19h).
Local: Carapina Centro de Eventos – Serra.
Telefone: 55 (27) 3434-0600 / (27) 3434-0604
E-mail: info@vitoriastonefair.com.br
www.milanezmilaneze.com.br / www.vitoriastonefair.com.br
Município lidera as exportações brasileiras no setor
Em 2015, a Serra exportou mais de 460 toneladas de rochas ornamentais, gerando negócios na casa de US$ 329 milhões. “Além de responder, sozinho, por 32% das exportações capixabas, o município é o principal exportador do país e abriga as maiores e mais modernas empresas do setor e tem a facilidade logística de estar próximo ao Porto de Vitória, o que auxilia o escoamento da produção”, destacou a superintendente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Olívia Tirello.
Atualmente a Serra conta com cerca de 200 empresas no setor de beneficiamento, mas não tem extração, que vem de outras regiões. “A Serra reúne indústrias de rochas, depósitos comerciais e boa logística para escoamento dos produtos”, frisou o presidente do Sindirochas, Tales Pena Machado.