
A Secretaria Municipal de Saúde da Serra anunciou o início de uma ação de intensificação da vacinação contra a Febre Amarela, após o Ministério da Saúde divulgar o registro de casos humanos da doença em cidades de São Paulo e Minas Gerais. A medida visa melhorar a cobertura vacinal e proteger a população local contra os riscos da doença.
A ação teve início na quarta-feira (26) e se estenderá até o dia 7 de março, com o objetivo de imunizar a população de todo o município. A vacinação estará disponível em todas as unidades de saúde e também em locais de vacinação externa, diariamente, para garantir que mais pessoas sejam protegidas.
O alerta do Ministério da Saúde, emitido no início deste mês, destaca o aumento de casos da doença nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins, devido à sazonalidade da doença, que ocorre entre dezembro e maio. Como resposta, a recomendação é intensificar as ações de prevenção, incluindo a vacinação.
De acordo com a supervisora da Rede de Frio da Serra, Juliana Brandão, o imunizante contra a Febre Amarela será ofertado em todos os postos de saúde, e a imunização é de extrema importância para a prevenção e o controle da doença. “A vacina é a medida mais eficaz para proteger a população. A vacina deve ser administrada aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos. Pessoas de 5 a 59 anos que nunca foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação também devem receber uma dose. Em caso de dúvidas, procure a sala de vacina mais próxima para conferir sua situação vacinal”, orientou Juliana.
Ainda segundo a supervisora, quem planeja viajar para áreas de risco de transmissão deve receber a vacina, no mínimo, 10 dias antes da viagem, para garantir a eficácia da imunização.
O que é a Febre Amarela?
A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, transmitida por mosquitos, e pode levar à morte nas formas graves. A doença apresenta dois ciclos de transmissão: o urbano, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e o silvestre, transmitido por Haemagogus e Sabethes. Os principais sintomas incluem dor de cabeça, febre alta, dor muscular, calafrios, cansaço, icterícia (amarelamento da pele e olhos), náuseas, vômitos, diarreia, insuficiência hepática e renal.
O diagnóstico da Febre Amarela é realizado através de exames laboratoriais, como testes de sangue e análise genética, sempre considerando os sintomas e a situação epidemiológica da região.