Notícias

Serra reforça vacinação contra febre amarela após aumento de casos nacionais

A Secretaria Municipal de Saúde da Serra anunciou o início de uma ação de intensificação da vacinação contra a Febre Amarela, após o Ministério da Saúde divulgar o registro de casos humanos da doença em cidades de São Paulo e Minas Gerais. A medida visa melhorar a cobertura vacinal e proteger a população local contra os riscos da doença.

A ação teve início na quarta-feira (26) e se estenderá até o dia 7 de março, com o objetivo de imunizar a população de todo o município. A vacinação estará disponível em todas as unidades de saúde e também em locais de vacinação externa, diariamente, para garantir que mais pessoas sejam protegidas.

O alerta do Ministério da Saúde, emitido no início deste mês, destaca o aumento de casos da doença nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins, devido à sazonalidade da doença, que ocorre entre dezembro e maio. Como resposta, a recomendação é intensificar as ações de prevenção, incluindo a vacinação.

De acordo com a supervisora da Rede de Frio da Serra, Juliana Brandão, o imunizante contra a Febre Amarela será ofertado em todos os postos de saúde, e a imunização é de extrema importância para a prevenção e o controle da doença. “A vacina é a medida mais eficaz para proteger a população. A vacina deve ser administrada aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos. Pessoas de 5 a 59 anos que nunca foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação também devem receber uma dose. Em caso de dúvidas, procure a sala de vacina mais próxima para conferir sua situação vacinal”, orientou Juliana.

Ainda segundo a supervisora, quem planeja viajar para áreas de risco de transmissão deve receber a vacina, no mínimo, 10 dias antes da viagem, para garantir a eficácia da imunização.

O que é a Febre Amarela?

A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, transmitida por mosquitos, e pode levar à morte nas formas graves. A doença apresenta dois ciclos de transmissão: o urbano, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e o silvestre, transmitido por Haemagogus e Sabethes. Os principais sintomas incluem dor de cabeça, febre alta, dor muscular, calafrios, cansaço, icterícia (amarelamento da pele e olhos), náuseas, vômitos, diarreia, insuficiência hepática e renal.

O diagnóstico da Febre Amarela é realizado através de exames laboratoriais, como testes de sangue e análise genética, sempre considerando os sintomas e a situação epidemiológica da região.

Jady Oliveira

Últimas postagens

Arpoador Gastrobar comemora dois anos como referência em música e boa gastronomia na Serra

Foto: divulgação Nesta sexta-feira (4), o Arpoador Gastrobar completa dois anos de funcionamento no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra.…

10 horas atrás

Vereadora quer prioridade no atendimento médico às mulheres vítimas de violência doméstica

Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%). Foto: Divulgação Agência Brasil…

13 horas atrás

Venda de palmito para feriado começa neste sábado (5), na Serra

Foto: divulgação A época da famosa torta capixaba está chegando, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu…

14 horas atrás

Shopping Mestre Álvaro recebe exposição do Projeto Tamar

Foto: divulgação Os amantes da natureza e da preservação ambiental já se programar para conferir a exposição da Fundação Projeto…

15 horas atrás

Prefeitura da Serra abre inscrições para novo mutirão de processos familiares

Foto: divulgação Se você precisa resolver questões familiares de forma rápida e gratuita, a Prefeitura da Serra tem uma grande…

16 horas atrás

Feira Kizomba movimenta Colina de Laranjeiras com arte, gastronomia e shows gratuitos

Além da feira Kizomba com produtos artesanais e delícias da gastronomia, o público poderá curtir shows gratuitos com artistas capixabas,…

16 horas atrás