A Serra já registra mais de 42.200 casos confirmados e 781 mortes causadas pelo coronavírus. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na última atualização diária, feita na noite desta segunda-feira (1). Enquanto os números aumentam, aglomerações continuam ocorrendo por todo o município, inclusive em bares, praias e outros locais públicos.
Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 42.299 pessoas que foram infectadas, 781 mortes e 40.898 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 36.876 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.
A Serra é a segunda cidade com mais óbitos e maior número de pessoas contaminadas no ES, ficando atrás de Vila Velha. Conforme já informado pelo TEMPO NOVO, os dados parecem não preocupar alguns serranos, que mesmo na pandemia, estão causando aglomerações em bares, praias e outros espaços públicos.
Durante os fins de semana, a situação piora e cenas de superlotação de diversos ambientes acontecem ainda mais. Os órgãos competentes afirmam monitorar essas situações, mas declaram que o intuito é educativo e não para aplicar penalidades.
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (37), Feu Rosa (33), Barcelona (26), Cidade Continental (26), Vila Nova de Colares (26), Nova Carapina (I), Parque Residencial Laranjeiras (23) e Planalto Serrano (23).
Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades.
Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 1.928 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 1.629. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 337.582 confirmações, 6.610 mortes e 318.677 curados.