A Serra possui muitas áreas com remanescentes florestais e com as altas temperaturas os animais peçonhentos, aqueles que são venenosos, saem de suas tocas em busca de alimento e acidentes domésticos podem acontecer. A perda de habitat natural também provoca desiquilíbrio fazendo com que cobras, escorpiões, aranhas, entre outros ‘invadam’ o espaço urbano.
Na Serra, é comum moradores de bairros como Morada de Laranjeiras, Barcelona, Jardim Limoeiro, Jacaraípe, Mata da Serra, Manguinhos, Balneário de Carapebus se depararem com serpentes e escorpiões, por exemplo. Nestas horas, o ideal é entrar em contato com o órgão responsável para fazer a retirada do animal para em seguida devolvê-lo à natureza.
Em Morada de Laranjeiras, esta semana, pais de alunos da creche Sueli Larrubia Muniz, denunciaram o aparecimento de cobras venenosas até dentro das salas durante o horário das aulas. As serpentes já apareceram também no parquinho da unidade infantil de ensino.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Serra o total de casos notificados com acidentes de animais peçonhentos, pela Vigilância Epidemiológica municipal, foram 58 em 2020.
Já, em 2021, os ‘ataques’ aumentaram e chegaram a 100 notificações. Este ano, de janeiro a 30 de abril, foram 24 casos notificados.
Ainda de acordo com a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica, em 2022, foram registradas cinco notificações de acidentes envolvendo serpentes, cinco com escorpiões, quatro com aranhas, três com lagartas, quatro com abelhas, e outros, como marimbondo (01), lacraia (01) e animal desconhecido (01).
No mês de maio, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) está completando 30 anos de existência. O órgão realizou, em 2021, 9.270 atendimentos à população capixaba. A maioria dos atendimentos foi relacionada a acidentes toxicológicos com animais peçonhentos e intoxicação por medicamentos. Em 2020 e 2019, ocorreram 7.932 e 8.643, casos respectivamente.
O Centro é um importante componente na promoção da assistência toxicológica. Por meio do teleatendimento, orienta e presta assistência ao paciente que foi exposto a algum agente tóxico. Cerca de 80% das pessoas que ligaram para o Ciatox, receberam orientações no local e, assim, não houve necessidade de ir até um serviço de saúde.
Todos os acidentes com animais peçonhentos devem ser avaliados nas unidades básicas de saúde. Se envolver mordidas com perfuração, sangramento ou sintomas como formigamento, dor intensa e inchaço, a orientação é procurar imediatamente uma UPA.
Os municípios são responsáveis por armazenar e distribuir os soros (antiofídicos, antiescorpiônico e aracnídeo), e há estoque. Os critérios de utilização são definidos pelo governo do Estado, por meio do Centro de Intoxicação e as doses são ministradas nos hospitais Infantil e Jayme dos Santos Neves.
O biólogo Cláudio Santiago dá dicas de como agir se a pessoa observar um desses animais na sua residência. “Nunca tente conter uma serpente. Se for a jararaca, chame imediatamente a Polícia Ambiental. Ela é mortal, dependendo do tamanho da pessoa, criança principalmente. Não adianta, nunca seremos mais rápido do que o bote desta cobra. Apenas um arranhão do dente dela, a pessoa já terá problema sério, perda de tecido, entre outros problemas. Nem com a cobra morta deve-se tocar nela, porque o veneno ainda está ali presente”, destaca.
Serviço:
Secretaria de Meio Ambiente da Serra
Telefone: 27 3291-7413
Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Barcelona
Telefone: 27 3241-8374
Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen)
Telefone: 0800 283 99 04 (atendimento 24 horas)
Foto: Divulgação A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), divulgou um alerta para a infestação…
A Vale abriu vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas. Crédito: Divulgação A…
O Detran vai abrir 3.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça. Crédito: Divulgação O Departamento Estadual de Trânsito…
As competições do Oliveira Fight Combat, contaram com lutas de MMA amador, jiu-jitsu com e sem kimono, karatê, karatê inclusivo…
Mil vagas estão abertas para interessados estudarem cursos superiores de graça em faculdades do Estado. Crédito: Divulgação O Governo do…
Foto: Roberta Aline / MDS O Bolsa Família de janeiro começa a ser pago pela Caixa Econômica Federal a partir…