As fortes chuvas que caíram na Serra durante a noite desta quarta (10) e madrugada desta quinta-feira (11) foram de impressionar e causaram grandes estragos em bairros da cidade. Prova disso é que, segundo as defesas Civil Municipal e Estadual, duas pessoas ficaram desabrigadas e 30 desalojadas. No momento, todas estão em casas de famílias e parentes e, felizmente, não há registro de óbito.
Na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura da Serra montou um gabinete de crise para implementar as ações nos bairros mais atingidos. A reunião contou com a presença da Defesa Civil, das secretarias de Serviços, Educação, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Assistência Social, Defesa Social e Administração e Recursos Humanos, além do prefeito Sergio Vidigal (PDT).
Na reunião, ficou definido que caso as chuvas continuem e deixem mais pessoas desalojadas ou desabrigadas, a prefeitura irá usar os ginásios municipais para receber os munícipes. A secretaria de Infraestrutura está trabalhando para garantir, nos locais, devido isolamento que evite aglomerações e propagação de coronavírus.
A secretaria de Assistência Social está levantando o perfil das pessoas desabrigadas e desalojadas para, se for necessário, disponibilizar o aluguel social. Materiais de primeira necessidade como colchões, lençóis, e produtos de higiene pessoal também serão disponibilizados para quem precisar.
Para evitar congestionamentos e acidentes, a equipe de trânsito da Guarda Municipal já está nos bairros mais afetados organizando o fluxo de veículos. Já as equipes da Secretaria de Serviços estão limpando as áreas com maior concentração de lama para evitar novas obstruções.
Já a Secretaria de Educação disponibilizou as merendeiras do município para, em caso de necessidade, preparar as refeições para as pessoas mais necessitadas. Também há um mutirão para limpar as escolas localizada em Planalto Serrano e muito atingidas pelas chuvas.
Fortes chuvas causam estragos
A chuva de 181 milímetros desta noite e madrugada deixaram vários pontos de alagamento na Serra, sendo os principais em Planalto Serrano, Eldorado, Serra Sede, Jacaraípe e Manguinhos. Foram cerca de 25 ocorrências registradas pela Defesa Civil, sendo a primeira às 21h30 e a última às 3h. A equipe da Defesa Civil constatou três vias danificadas, sendo uma ponte destruída em Planalto Serrano e uma queda de barreira na Rua Engenheiro Ceciliano Abel de Almeida, em Manguinhos.