A nova atualização divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que a Serra já possui 16.238 moradores que foram infectados pelo coronavírus e 508 que não resistiram a doença e vieram a óbito. A cidade segue sendo a segunda com o maior número de contaminados e de mortes causadas por complicações da Covid-19 em todo o Espírito Santo. Enquanto isso, aglomerações seguem ocorrendo em bares e praias da cidade, além de bailes clandestinos e superlotação de espaços públicos.
Segundo os dados da Sesa, em apenas 48 horas, foram 108 novos casos e mais quatro mortes por coronavírus. Ainda assim, os números de infectados e mortos é bem menor do que os registrados nos meses anteriores, quando eram de seis a oito mortes em apenas 24 horas. Apesar disso, existe uma grande preocupação por parte do Governo do Estado com as aglomerações que estão ocorrendo na Serra e em outras cidades capixabas.
Vale lembrar que a a Serra está classificada como risco baixo. Na prática, isso significa que não existem mais limites de horários para o funcionamento de comércios, incluindo bares, lanchonetes, restaurantes e shoppings. No entanto, o Governo do Estado pediu, desde o início, que a população mantenha os cuidados necessários e evite aglomerações, principalmente em locais fechados.
O número de pessoas consideradas curadas na Serra chegou aos 15.262. A cidade é a terceira com mais recuperados em todo o Espírito Santo.
Casos e óbitos por bairro
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Feu Rosa (25), Bairro das Laranjeiras (24), Nova Carapina I (22), Vila Nova de Colares (20), Cidade Continental (17), Barcelona (16) e José de Anchieta I (16). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade da Serra é 3,13%.
Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 781 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 670. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 134.296 confirmações, 3.580 mortes e 112.557 curados.