A Secretaria de Saúde da Serra divulgou, nesta semana, um relatório que revela um aumento significativo nos atendimentos de pacientes com sintomas gripais. De fevereiro a abril deste ano, foram registrados 1.064 casos confirmados de gripe e 2.387 casos de tosse nas unidades básicas de saúde.
Ainda de acordo com os dados divulgados pela Saúde da Serra, neste mesmo período, foram 4.283 atendimentos a pessoas com sintomas gripais, sendo que 832 delas foram diagnosticadas com influenza, mas sem a identificação específica do vírus responsável pela contaminação.
É importante ressaltar que esses números refletem a quantidade de atendimentos realizados e não o total de pessoas contaminadas no município, uma vez que um paciente pode buscar atendimento mais de uma vez pela rede municipal, conforme informado pela prefeitura ao Jornal Tempo Novo.
A Influenza é uma doença sazonal que requer atenção e cuidados adequados. Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde participa da campanha nacional de imunização contra a gripe até o dia 20 deste mês.
Nos fins de semana, o ponto de vacinação instalado no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, funciona das 10h às 17h.
As autoridades de saúde enfatizam a importância da vacinação como medida preventiva para a Influenza, especialmente diante do aumento dos casos registrados na região. Além disso, recomendam que a população mantenha hábitos saudáveis, como a hidratação adequada e o acompanhamento médico regular.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre. Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.
Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.
Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias.
Em 2011 um novo tipo de vírus da gripe foi identificado. O vírus influenza D, o qual foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não são conhecidos por infectar ou causar a doença em humanos.
Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…
O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…
Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…
Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…
Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…