Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, muitos eleitores ficam receosos em ir ao seu local de votação para prestar seu papel na democracia. No entanto, na Serra, o TEMPO NOVO apurou que a maioria dos locais de votação estão seguindo as determinações impostas pela Justiça Eleitoral para evitar a proliferação do vírus. A escola estadual Aristóbulo Barbosa Leão, em Jardim Limoeiro, é um exemplo disso.
A reportagem do TEMPO NOVO foi até o local na manhã deste domingo (29) e verificou que uma grande quantidade de pessoas já está indo votar. Por lá, só entra na unidade escolar quem realmente vota no local. Além disso, há álcool em gel e medidor de temperatura na entrada.
Ainda segundo informações apuradas, policiais militares e bombeiros também acompanham a votação, garantindo mais segurança para os moradores e profissionais. “Fui até lá e achei que estaria lotado, mas tive uma surpresa boa: as pessoas estão indo, mas mantendo o distanciamento. Isso é muito importante”, disse a eleitora Idalina Barbosa.
Em Valparaíso e Parque Residencial Laranjeiras, as escolas também já estão cheias de eleitores. No entanto, a reportagem constatou que medidas de segurança estão sendo tomadas, como uso obrigatório de máscara, distruibuição de álcool em gel e a manutenção do distanciamento social.
É o caso da unidade escolar Maria Penedo. O leitor do jornal, Anderson de Souza, já esteve por lá para votar em seu candidato a prefeito. “Tinha bastante gente, mas poucas aglomerações. Isso é bom por conta da pandemia”, destacou o morador da região.
Na Apae da Serra – também local de votação em Parque Residencial Laranjeiras – não há registro de aglomerações. Uma equipe do jornal foi no local e constatou que todos estão seguindo as normas de segurança.
Atualmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra possui 327.670 eleitores aptos para esta eleição. Esse número permitiu que a cidade tivesse segundo turno, já que nenhum dos noves candidatos que disputaram o primeiro turno obtiveram 50% dos votos válidos mais um.
Sobre a votação
A votação do segundo turno foi iniciada às 7 horas deste domingo (29). O horário de 7 às 10 horas foi preferencial para idosos, mas não exclusivo. A Justiça Eleitoral pediu que os eleitores deixassem esse período para pessoas do grupo de risco irem votar. Já de 10h às 17 horas, é o o horário para o público comum.
Para votar, os eleitores precisam cumprir regras básicas: manter o distanciamento social, usar máscara, e se possível, levar uma caneta. A caneta será usada somente no momento de assinar o nome na lista de votantes. Segundo a Justiça Eleitoral, álcool em gel estão disponíveis nas seções.