Eleições 2020 na Serra

Serra registra manhã tranquila de votação e sem aglomerações neste segundo turno. Veja fotos!

Aristóbulo Barbosa Leão. Foto: Ana Paula Bonelli

Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, muitos eleitores ficam receosos em ir ao seu local de votação para prestar seu papel na democracia. No entanto, na Serra, o TEMPO NOVO apurou que a maioria dos locais de votação estão seguindo as determinações impostas pela Justiça Eleitoral para evitar a proliferação do vírus. A escola estadual Aristóbulo Barbosa Leão, em Jardim Limoeiro, é um exemplo disso.

A reportagem do TEMPO NOVO foi até o local na manhã deste domingo (29) e verificou que uma grande quantidade de pessoas já está indo votar. Por lá, só entra na unidade escolar quem realmente vota no local. Além disso, há álcool em gel e medidor de temperatura na entrada.

Ainda segundo informações apuradas, policiais militares e bombeiros também acompanham a votação, garantindo mais segurança para os moradores e profissionais. “Fui até lá e achei que estaria lotado, mas tive uma surpresa boa: as pessoas estão indo, mas mantendo o distanciamento. Isso é muito importante”, disse a eleitora Idalina Barbosa.

Escola em Valparaíso. Foto: Ana Paula Bonelli

Em Valparaíso e Parque Residencial Laranjeiras, as escolas também já estão cheias de eleitores. No entanto, a reportagem constatou que medidas de segurança estão sendo tomadas, como uso obrigatório de máscara, distruibuição de álcool em gel e a manutenção do distanciamento social.

É o caso da unidade escolar Maria Penedo. O leitor do jornal, Anderson de Souza, já esteve por lá para votar em seu candidato a prefeito. “Tinha bastante gente, mas poucas aglomerações. Isso é bom por conta da pandemia”, destacou o morador da região.

Na Apae da Serra – também local de votação em Parque Residencial Laranjeiras – não há registro de aglomerações. Uma equipe do jornal foi no local e constatou que todos estão seguindo as normas de segurança.

Movimentação em Laranjeiras. Foto: Ana Paula Bonelli

Atualmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra possui 327.670 eleitores aptos para esta eleição. Esse número permitiu que a cidade tivesse segundo turno, já que nenhum dos noves candidatos que disputaram o primeiro turno obtiveram 50% dos votos válidos mais um.

Sobre a votação

A votação do segundo turno foi iniciada às 7 horas deste domingo (29). O horário de 7 às 10 horas foi preferencial para idosos, mas não exclusivo. A Justiça Eleitoral pediu que os eleitores deixassem esse período para pessoas do grupo de risco irem votar. Já de 10h às 17 horas, é o o horário para o público comum.

Para votar, os eleitores precisam cumprir regras básicas: manter o distanciamento social, usar máscara, e se possível, levar uma caneta. A caneta será usada somente no momento de assinar o nome na lista de votantes. Segundo a Justiça Eleitoral, álcool em gel estão disponíveis nas seções.

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Ativistas convocam ato em defesa da fé após conflito entre vereador e servidora umbandista

Antonio CEA: Crédito divulgação Diversas entidades religiosas e organizações de defesa da igualdade racial estão convocando ativistas e simpatizantes para…

13 horas atrás

Comunicado – 13/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 13-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

13 horas atrás

Guarda da Serra recebe 175 pistolas .40 para reforçar a segurança nos bairros

As 75 pistolas de calibre .40 foram doadas pelo Governo do Estado a Guarda Civil Municipal da Serra em 2024…

13 horas atrás

Sucesso de público, Klebson Carrera volta à Serra com stand-up solo nesta sexta

Além dos palcos, Klebson Carrera atua como roteirista e diretor de espetáculos de comédia e já dividiu palco com nomes…

14 horas atrás

Brincadeiras e teatro infantil com Peter Pan gratuitos para crianças na Serra

Neste domingo (18), será apresentado o espetáculo Peter Pan, que narra as aventuras do menino que se recusa a crescer.…

15 horas atrás

Vereador da Serra nega ter ofendido servidora umbandista e dá sua versão dos fatos

Na frente da delegacia, CEA dá sua versão dos fatos. Crédito: divulgação. Após a repercussão de uma denúncia feita por…

15 horas atrás