Categories: Notícias

Serra registra quase 26 mil infectados e 9 mortes por dengue em 2023

A Serra registrou em 2023, 25.974 casos confirmados de dengue até 02 de dezembro, de acordo com o último Informe Técnico da Dengue do município. Crédito: Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou um alerta de nível epidêmico de dengue para a região Sudeste, especialmente para o Espírito Santo e Minas Gerais em 2024.

A previsão foi divulgada pelo órgão no último dia 8. De acordo com o Ministério existe potencial muito alto para casos de dengue em terras capixabas.

A Serra registrou em 2023, 25.974 casos confirmados de dengue até 02 de dezembro, de acordo com o último Informe Técnico da Dengue do município. Vale destacar que no mesmo período de 2022, foram 1.234 casos da doença.

Vale lembrar que no início de 2023, o ES, enfrentou um cenário de epidemia de dengue e a Serra seguiu o ritmo com 2004% de aumento em relação ao ano de 2023.

Em 2023, foram confirmados 09 óbitos por dengue na Serra, entre estes, 08 eram pacientes com comorbidades. Em 2022, não houve óbito por dengue na Serra.

Apesar do número alto, atualmente a Serra está com menos de 100 casos para cada 100 mil habitantes, ou seja, com baixa incidência e em baixo risco da doença, conforme parâmetros do Ministério da Saúde.

O Informe Técnico da Dengue da Serra indica que no período de quatro semanas analisadas (05 de novembro a 02 de dezembro), Planalto Serrano, Jardim Carapina e Novo Horizonte foram os bairros com o maior número de casos.

Ainda de acordo com o último Informe Técnico da Dengue, foram registrados 36 casos de zika e 534 casos de chikungunya.

Ações

No último final de semana de novembro, a Secretaria de Saúde da Serra realizou o Dia D Contra a Dengue nos bairros Porto Canoa, Mata da Serra e Maringá. Os Agentes de Combate a Endemias do município se reuniram para um grande mutirão com visitas domiciliares em todos os quarteirões onde houve identificação estratégica dos focos do mosquito Aedes aegypti.

As ações da Secretaria de Saúde da Serra contra a dengue continuam de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vídeo| Carro cai de viaduto e é “parado” por palmeira na Serra

Um carro caiu de um viaduto situado na Rodovia Mário Covas na Serra na noite dessa sexta-feira (26). O carro…

1 hora atrás

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

1 hora atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

2 horas atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

19 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

23 horas atrás