De janeiro até a 1ª semana de novembro foram notificados 4859 casos de dengue na Serra, contra 9974 no mesmo período do ano passado. As informações são da superintendente da Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal, via assessoria de imprensa.
Em 2014, foram 123 casos graves, com registro de dois óbitos. No mesmo período de 2013 foram 436 casos graves com três óbitos. Em divulgação da Secretaria de Saúde (Sesa), no site da prefeitura, as informações são de que equipes da Vigilância Epidemiológica intensificaram as ações em Barcelona, Eldorado, Nova Carapina II, Jardim Carapina, Feu Rosa, Jardim Tropical e Parque Residencial Laranjeiras, onde há maior incidência de focos do mosquito.
Além disso, visitas domiciliares, atendimento de denúncias por meio do Disque Dengue e visitas a pontos estratégicos (PE), monitorados a cada quinze dias, como borracharias, ferros-velhos e locais utilizados para a reciclagem de materiais, também têm sido responsáveis pela diminuição no número de casos.
Outra medida adotada para conter os casos da doença é o bloqueio de transmissão dos casos de dengue, que consiste na visita dos agentes aos pacientes e em ações como pulverização no raio de 150 metros da residência do paciente contaminado.
“Os moradores devem contribuir no combate ao mosquito, eliminando rotineiramente os depósitos de água nos quintais, criadouros do Aedes aegypti”, alerta o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin.