Ainda estão frescos na memória de quem mora ou trabalha na Serra os prejuízos e o drama de milhares de pessoas com as chuvas do final do ano passado. Com objetivo de articular as ações durante o período chuvoso que virá no final do ano, o município está revisando o Plano de Contingência, Proteção e Defesa Civil.
Segundo a assessoria, o plano define as tarefas de cada secretaria num momento de crise. O documento também será apresentado para outros órgãos envolvidos no atendimento ao público durante o período de chuvas, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu 192. O plano também será apresentado às comunidades por meio de audiência pública, ainda sem data definida.
Paralelamente, o município também está revisando o Plano Municipal de Redução de Risco. Além de apontar as áreas sujeitas a inundações e deslizamentos, este plano tipifica o risco, quantifica moradias que podem ser atingidas e aponta as medidas para minimizar ou erradicar os problemas. Atualmente há áreas de risco em pelo menos 49 bairros da Serra.
Núcleos de Defesa Civil
Uma terceira ação é a criação dos Núcleos de Defesa Civil. Estes são formados por moradores de referência em cada bairro, que passam por um treinamento para agir em situação de desastres e também em ações preventivas, além de formar uma rede de informações que pode alertar a Defesa Civil quando uma crise está prestes a eclodir. As informações são da assessoria da PMS.
A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…
A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…
O estudo, realizado em parceria entre o IEL e a Findes, leva em consideração dados fechados de 2023 e foi…
Quem for ao local, poderá efetuar a troca de até 10 lâmpadas por modelos LED gratuitamente, reduzindo custos de energia.…