Aos 99 anos faleceu nesta segunda (15) Dona Albertina Barcelos, uma das figuras decanas da Serra Sede. De acordo com a família, o velório será realizado na capela mortuária da Sede e o sepultamento está previsto para amanhã às 10hs no cemitério da Serra.
Antes disso, às 09h, haverá missa de corpo presente na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Professora alfabetizadora, diretora de escola e comerciante, Dona Albertina também ficou conhecida por seu engajamento na comunidade da Serra Sede.
Segundo sua sobrinha, Silvia Lisboa Barcelos, Dona Albertina ajudou a manter a Igreja Nossa Senhora da Conceição e foi uma das responsáveis pelo pontapé inicial para a construção da Igreja São Benedito, cujas obras ainda não foram concluídas.
“Minha tia ficou lúcida até os últimos dias de vida. Mesmo depois de aposentada, continuou alfabetizando crianças em casa, usando sua sabedoria em paciência. Isso aconteceu até uns cinco anos atrás. Ela foi uma grande mulher”, frisa.
Referência
Nascida e criada na Serra Sede, Dona Albertina atuou como professora em várias cidades do interior capixaba, dentre elas Santa Teresa e Afonso
Cláudio. Na Serra dirigiu a tradicional escola João Loyola, além de ter sido dona do bar e mercearia São Benedito, referência para os serranos mais antigos.
“É uma pessoa que vai deixar muita saudade. Gostava muito de escrever e de política, participava ativamente de campanhas eleitorais, principalmente do prefeito Audifax Barcelos, de quem era prima”, disse e vizinha e também prima de Dona Albertina, Maria da Glória Amaral.
Segundo Glória, Dona Albertina estava bem de saúde, mas teve um coágulo no cérebro no último mês de março após bater a cabeça no banheiro durante uma internação para exames de rotina. Ela chegou a ir para casa, mas teve paralisia em função da pancada e precisou retornar ao hospital. Desde então permaneceu internada.