No último dia 9 de setembro, Serra Sede perdeu a professora Neuza Rodrigues Neves, aos 87 anos, vítima de complicações no pulmão e no coração. Segundo um de seus familiares, ela estava na casa do filho quando passou mal e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento. A idade avançada e a condição já debilitada de outros episódios de saúde contribuíram para o rápido agravamento do quadro de saúde. Ela acabou não resistindo e veio a óbito.
Neuza era uma das personalidades mais conhecidas do centro administrativo da Serra, local em que residiu desde 1964. Moradora da Rua Major Pissarra, em frente à Praça João Miguel, Neuza foi muito presente na comunidade do bairro e na área da educação, na qual militou por décadas.
Neuza foi uma das memórias vivas de uma Serra agrária e rural. Na década de 1960, quando ela se mudou para Serra Sede, a cidade era uma pequena vila de 9 mil habitantes, cuja maioria residia na região rural. Neuza dedicou grande parte de sua vida à educação, atuando como professora em escolas municipais e estaduais. Ela lecionou na EEEFM Professor João Loyola, uma das unidades mais antigas do município, erguida ainda na década de 1930, na Serra Sede.
Neuza foi a idealizadora e promotora de diversos projetos educacionais que contribuíram na formação de gerações de serranos, entre os quais seus próprios filhos, que foram seus alunos. Sua casa era movimentada e sempre aberta para aqueles que buscavam apoio e conselhos. Os moradores mais antigos da Serra Sede lamentam a perda da professora. Neuza é a matriarca de uma família grande e com muito vínculo afetivo com a Serra, além de uma longa vivência na comunidade e no exercício da função pública. Atualmente, seu neto Saulo Mariano Rodrigues Neves Junior, popularmente conhecido como Saulinho da Academia, é presidente da Câmara da Serra.
O Parlamento Municipal prestou homenagem a ela na sessão da última segunda-feira (11). Além do voto de pesar, um projeto de Lei foi apresentado, dando seu nome ao Centro de Referência em Atendimento à Mulher na Serra Sede, como forma de homenagear sua memória e reconhecer sua contribuição para a cidade da Serra.