Os moradores separaram o lixo, colocaram nas calçadas, mas o caminhão não passou para recolher os resíduos. Essa cena está se repetindo em muitos bairros da Serra há dois dias. As maiores reclamações se concentram na região de Jacaraípe, Laranjeiras, José de Anchieta, Jardim Tropical, Alterosas, Bicanga, Maria Níobe, entre outros bairros. De acordo com a Prefeitura da Serra, o serviço será normalizado ainda hoje.
Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, os funcionários não estavam saindo da empresa Corpus – que é a responsável por coleta e destinação de lixo na Serra – com medo de represálias, por conta do atropelamento de duas crianças por um caminhão de coleta em Ourimar. Uma das crianças morreu. O acidente aconteceu na noite da última segunda-feira (9) e já causou diversas manifestações de parentes e amigos da família das vítimas.
No Facebook, a reportagem recebeu diversas reclamações. De Nova Zelândia, Marcyel Lanny afirma que não está tendo coleta desde segunda-feira. “Não passou nem segunda e nem ontem. Um colega de trabalho que mora em Central Carapina e falou que não está tendo coleta lá também”, afirma. Francisco José Cabral Lopes também reclama. “Ontem não teve coleta em José de Anchieta”.
De Bicanga, Rosalba Benevides, disse que a situação na rua do balneário está caótica. “Muito lixo espalhado e uma catinga inspuportável”.
De Jacaraípe, Bárbara Lopes, também está sofrendo com os lixos espalhados pelas ruas. “Aqui na região não passou no dia certo (segunda) e nem ontem também. E os lixos que já estavam nas ruas estão fedendo bastante”, reclama a popular. Em Solar do Porto, a cena se repete: “Estamos com as ruas lotadas de lixo. Somente existem garis varrendo as ruas”, afirma Adriana Pereira.
Ao TEMPO NOVO, o secretário de serviços da Serra, Igor Elson, informou que foi até a empresa na manhã desta quarta-feira e garantiu que a coleta será normalizada ainda hoje. “Estou aqui dentro da empresa e estou garantindo a população da Serra que o recolhimento de lixo já está sendo normalizado. Estamos notificando e multando a empresa por não ter feito o recolhimento de lixo na parte da manhã”.
Já Corpus Engenharia informou por meio de nota que não está medindo esforços para normalizar o serviço de coleta domiciliar na Serra.