Especial: pandemia de coronavírus

Serra suspende vacinação contra Covid-19 de grávidas após determinação da Anvisa

Vacinação de grávidas está suspensa. Foto: Divulgação | Prefeitura da Serra

Após determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura da Serra suspendeu a vacinação contra Covid-19 de grávidas com o imunizante Astrazeneca – produzido pela Fiocruz. A vacina vinha sendo usada em gestantes desde a semana passada em todos os municípios do Espírito Santo, mas agora poderá ser aplicada somente em outros grupos prioritários.

Em nota divulgada no início da tarde desta terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) confirmou a paralisação do uso desta vacina em gestantes e afirmou que segue aguardando novas orientações do Estado e Ministério da Saúde. O texto da nota ainda diz que, segundo o Governo do Estado, “as grávidas passarão a receber a vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer”.

Com a mudança, também foi cancelado o agendamento on-line desta quarta-feira (12) para grávidas. Entretanto, para os demais grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 a vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz continuará sendo administrada.

O grupo é composto por idosos acima de 60 anos de idade, pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos, puérperas, pessoas com deficiência mental/intelectual e pessoas com deficiência permanente cadastrados no programa BPC (Benefício de Prestação Continuada).

É importante destacar que, até o momento, não há registro de reações da vacina da Fiocruz em grávidas da Serra e de nenhum outro município brasileiro. No entanto, uma gestante faleceu após aplicação da vacina no Rio de Janeiro. O caso segue sendo investigado pelo Ministério da Saúde e ainda não se sabe se o óbito tem relação com o imunizante.

Recomendação da Anvisa

Na noite desta segunda-feira (10), a Anvisa emitiu uma nota recomendando a suspensão imediata da aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas. Segundo a agência reguladora, é preciso que o Programa Nacional de Imunização siga a bula da vacina. Sendo que a prescrição atual do fabricante não recomenda o uso deste imunizante em gestantes sem orientação médica.

A Anvisa salientou que a medida é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas anticovid, em uso no país. A agência não especificou nenhum evento adverso ocorrido em mulher grávida no Brasil.

A agência determinou ainda que só devem ser aplicadas nas grávidas no Brasil as vacinas CoronaVac – não disponível para este grupo no Espírito Santo – e a Pfizer.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

23 minutos atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

8 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

8 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

9 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

9 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

10 horas atrás