Especial: pandemia de coronavírus

Serra suspende vacinação contra Covid-19 de grávidas após determinação da Anvisa

Vacinação de grávidas está suspensa. Foto: Divulgação | Prefeitura da Serra

Após determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura da Serra suspendeu a vacinação contra Covid-19 de grávidas com o imunizante Astrazeneca – produzido pela Fiocruz. A vacina vinha sendo usada em gestantes desde a semana passada em todos os municípios do Espírito Santo, mas agora poderá ser aplicada somente em outros grupos prioritários.

Em nota divulgada no início da tarde desta terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) confirmou a paralisação do uso desta vacina em gestantes e afirmou que segue aguardando novas orientações do Estado e Ministério da Saúde. O texto da nota ainda diz que, segundo o Governo do Estado, “as grávidas passarão a receber a vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer”.

Com a mudança, também foi cancelado o agendamento on-line desta quarta-feira (12) para grávidas. Entretanto, para os demais grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 a vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz continuará sendo administrada.

O grupo é composto por idosos acima de 60 anos de idade, pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos, puérperas, pessoas com deficiência mental/intelectual e pessoas com deficiência permanente cadastrados no programa BPC (Benefício de Prestação Continuada).

É importante destacar que, até o momento, não há registro de reações da vacina da Fiocruz em grávidas da Serra e de nenhum outro município brasileiro. No entanto, uma gestante faleceu após aplicação da vacina no Rio de Janeiro. O caso segue sendo investigado pelo Ministério da Saúde e ainda não se sabe se o óbito tem relação com o imunizante.

Recomendação da Anvisa

Na noite desta segunda-feira (10), a Anvisa emitiu uma nota recomendando a suspensão imediata da aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas. Segundo a agência reguladora, é preciso que o Programa Nacional de Imunização siga a bula da vacina. Sendo que a prescrição atual do fabricante não recomenda o uso deste imunizante em gestantes sem orientação médica.

A Anvisa salientou que a medida é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas anticovid, em uso no país. A agência não especificou nenhum evento adverso ocorrido em mulher grávida no Brasil.

A agência determinou ainda que só devem ser aplicadas nas grávidas no Brasil as vacinas CoronaVac – não disponível para este grupo no Espírito Santo – e a Pfizer.

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Brincadeiras e teatro infantil com Peter Pan gratuitos para crianças na Serra

Neste domingo (18), será apresentado o espetáculo Peter Pan, que narra as aventuras do menino que se recusa a crescer.…

13 minutos atrás

Vereador da Serra nega ter ofendido servidora umbandista e dá sua versão dos fatos

Na frente da delegacia, CEA dá sua versão dos fatos. Crédito: divulgação. Após a repercussão de uma denúncia feita por…

20 minutos atrás

Movimentar-se: como os exercícios ajudam a saúde mental

Os exercícios físicos ajudam a reduzir os níveis de cortisol (o hormônio do estresse), aumenta a produção de endorfinas (substâncias…

52 minutos atrás

Vereador da Serra oferece R$ 1.000 para quem ajudar a encontrar agressor de professor

Vereador mostra matéria publicada pelo Tempo Novo e oferece recompensa para quem ajudar a localizar o suspeito. Crédito: Divulgação O…

54 minutos atrás

Prefeitura da Serra prorroga vencimento do IPTU 2025

A Prefeitura da Serra anunciou nesta terça-feira (13) uma medida para ajudar os contribuintes a se organizarem melhor: o prazo…

59 minutos atrás

Serra terá lançamento de foguetes da Olimpíada Brasileira de Foguetes

Foto: divulgação Nesta quarta-feira (14), a partir das 9h, o Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) será…

1 hora atrás