Em 24 horas, a Serra teve um aumento significativo no número de casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, na tarde desta quinta-feira (9), o município possui 64 pacientes infectados e 342 casos suspeitos. Em um dia, foram 11 novas confirmações.
Ainda de acordo com o boletim divulgado pela secretaria, em todo o Espírito Santo, são 300 casos confirmados e sete óbitos, sendo que um deles é de um morador da cidade serrana. Dos casos confirmados, 41 pacientes já estão curados, 202 estão em isolamento residencial e 50 estão internados, sendo 33 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, existem outras oito mortes suspeitas, que seguem em investigação.
Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, o Estado já registra casos de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não há como identificar a origem da contaminação. Na Serra, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) decretou estado de calamidade pública. Na prática, a medida ajuda na flexibilização do orçamento público para o combate à pandemia causada pela Covid-19.
Sobre os casos, a Secretaria de Estado da Saúde não informa os dados pessoais, como o bairro onde a pessoa infectada ou com suspeita mora. De acordo com a Sesa, essas informações são invioláveis de acordo com a Constituição Federal, estando protegidos por sigilo pela Lei 13.709/2018, sendo vedada inclusive a divulgação de bairros em que se localiza a residência dos casos suspeitos ou confirmados. “A violação destes direitos está sujeita a responsabilização administrativa, cível e criminal”, acrescentou por nota.