Duzentas e quarenta e seis. Essa foi a quantidade de denúncias recebidas pela Prefeitura da Serra somente entre os dias 1º e 24 de março sobre excesso de barulho. Algumas delas viraram multas e apreensões de equipamentos.
Foi o caso da disputa por quem mandava o ‘pancadão’ mais alto em Serra Dourada III, envolvendo quatro equipamentos de som automotivo, que foram apreendidos. Três pessoas identificadas como as responsáveis foram multadas em R$ 2 mil cada. A ação aconteceu no início do mês e teve apoio da Polícia Militar, que também apreendeu um dos carros.
Bares e casas noturnas também foram alvos da fiscalização após denúncias. Foi o caso de estabelecimentos em Jardim Carapina que, também no começo de março, foram embargados por falta de licenciamento ambiental e tratamento acústico.
Em muitos casos, a ação é apenas para orientar. Entre os principais alvos de denúncias estão carros de som e festas particulares em residências.
O município da Serra possui a lei nº 3083/2007 que autoriza a Prefeitura a promover o controle da emissão de ruídos e poluição sonora de forma a garantir o sossego e o bem-estar público. O controle não vale apenas para carros de som, bares, shows e festas, mas também para igrejas e outras fontes emissoras de ruídos.
O Disque Silêncio atua de segunda a quinta-feira, das 18h até a meia-noite. Já nos finais de semana, o atendimento começa às 18h da sexta-feira e só termina às 18h de domingo, cobrindo todo o município.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones (27) 3291-7435 e 99951-2321 ou para o 190 – Ciodes. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.