Categories: Arquivo

Serra tem cerca de 150 pessoas morando nas ruas, diz prefeitura

Pessoas em situação de rua próximas ao Centro Pop, em Jardim Limoeiro. Foto: Arquivo TN

A Serra tem cerca de 150 pessoas que vivem em situação de rua. A estimativa é do próprio Município, que garante contar com ações para ajudar pessoas nessa condição, com abordagens sociais, abrigo e até encaminhamento para o mercado de trabalho. Segundo a Prefeitura, esse número é variável, pois muitos migram.

E embora ela não tenha dado informações sobre em quais partes da cidade se concentram, é mais comum ver grupos de moradores de rua nas regiões de Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Serra Sede e Jacaraípe.   

Um dos projetos públicos para atender essas pessoas é o Centro Pop, que além de alimentar, cuidar da saúde e oferecer espaço para higiene, serve como abrigo durante o dia para essas pessoas. Esse projeto funciona em Jardim Limoeiro e ainda ajuda os moradores a saírem das ruas. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o Centro trabalha com reinserção familiar e capacita essas pessoas para o mercado de trabalho, preparando currículos e encaminhando para vagas de trabalho.

Além disso, a cidade conta com dois abrigos temporários, nos quais essas pessoas podem ficar por um tempo. Nesses casos, o próprio Centro Pop encaminha para os dois espaços que ficam em Jardim Tropical e em Jacaraípe, ambos oferecem 30 vagas. Há ainda duas casas lares para moradores em situação de rua com distúrbios mentais e dificuldade de reinserção familiar.

Já a abordagem social realizada pela Prefeitura tem como objetivo identificar aqueles que vivem nessa condição e os ajudar a mudar de vida. Segundo o Município, ao abordar essas pessoas, o funcionário os orienta sobre os serviços de saúde, alimentação e outros que a cidade oferece.Também os ajuda a conseguir carteira de identidade, carteira de trabalho e até elabora currículos para, logo em seguida, serem encaminhados a uma vaga de emprego.

Voluntários ajudam

Além dos projetos da Prefeitura, a cidade conta com voluntários que oferecem comida e agasalhos para pessoas que vivem na rua. É o caso dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Penha, que fica em Jardim Limoeiro. Eles se uniram para aquecer as pessoas carentes e estão distribuindo 15 mil roupas de frio.

Quem também está doando agasalhos é Nancy Ibañez, que realizou a campanha de arrecadação ‘Roupa no Cabide não Aquece’.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Sábado tem bazar com roupas masculinas, femininas e infantis a partir de R$ 2 na Serra

O bazar será realizado das 9h às 14h, na Rua Beethoven, 270, e contará com roupas masculinas, femininas e infantis.…

10 minutos atrás

Réveillon em Manguinhos com seis horas de open bar e shows com Prakatun e 80+

O Réveillon em Manguinhos, na Serra, promete uma celebração especial no Espaço Chico Bento, e uma das atrações é a…

41 minutos atrás

Casa da Rosa abre inscrições para curso de bordado na Serra

As aulas de “Bordado à Mão Livre para Iniciantes” serão realizadas todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, na Casa…

2 horas atrás

Atenção, motoristas! Novos radares já estão multando em rodovia da Serra

Atenção, motoristas! Os novos radares já estão multando na Rodovia das Paneleiras, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida Os novos radares…

2 horas atrás

Justiça manda soltar jovem que matou padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra

A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…

5 horas atrás

Banda marcial de escola da Serra participa de concurso em São Paulo

A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…

5 horas atrás