Por Clarice Poltronieri
Os filmes de animação há gerações encantam os amantes da sétima arte. Movidos por esta paixão, treze estudantes serranos mergulharam na experiência de editar filmes de animação.
É a 1ª turma do curso de Editor de Animação da Escola Estadual Aristóbulo Barbosa Leão, atualmente funcionando em Jardim Limoeiro. A formatura será no próximo dia 27 de novembro.
A aluna Marlyana Nascimento de Freitas, 22, já completou o ensino médio, mas resolveu fazer o curso. “Quero ampliar meu conhecimento na área cultural, pois pretendo seguir carreira nela. Fiquei como suplente em Artes Visuais na Ufes. Enquanto não inicio a faculdade, quero me aprimorar”, explica.
Já Daniel de Faria, 17, é estudante de ensino médio no Aristóbulo. “É o 1º curso técnico que faço e hoje pretendo seguir carreira na área de cinema. O curso é muito bom, pois as aulas são interativas, estimula nossa criatividade e é bem diferente das aulas tradicionais. Espero que haja outros módulos” , elogia.
Criatividade
Uma das professoras do curso, Luiza Lubiana, disse que são trabalhadas disciplinas como linguagem cinematográfica, processo criativo, edição de animação. “Trabalhamos conceitos do cinema. Dentre eles o uso e posições das câmeras, movimentos, cores. As aulas são regadas a criatividade e estimulam o aluno a desenvolver um olhar diferenciado e abrir portas para que trabalhem na área”, completa.
O professor da disciplina Edição de Animação, Johnson Sudré, diz que há uma expectativa de continuidade do curso. O curso faz parte do Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec) e é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo(Ifes) em parceria com o Aristóbulo.