Categories: NotíciasPolítica

Serra tem mais de 362 mil eleitores e prepara grande estrutura para eleições de prefeito e vereador

A sede da 26ª Zona Eleitoral da Serra, a mais antiga do município, localizada na Rua Domingos Martins, 87, no centro. Foto: Divulgação

Maior colégio eleitoral do Estado, com mais de 362 mil eleitores, a Serra está reivindicando da Justiça Eleitoral uma grande estrutura para que as campanhas e as eleições transcorram dentro da normalidade, em 2024. Este ano, 362.524 eleitores serranos estão aptos a escolher o novo prefeito, vice-prefeito e 23 vereadores da cidade.

Três zonas eleitorais formam essa estrutura: a 26ª, com sede na Serra centro; a 53ª, com sede em Jardim Limoeiro e a 59ª, com sede em Jacaraípe. A 26ª tem como atribuição principal os registros das candidaturas a vereador, vice prefeito e prefeito. A 53ª cuida da fiscalização das campanhas e a mais recente Zona Eleitoral da cidade é a 59ª.

São três juízes eleitorais e três promotores, que representam o Ministério Público. A juíza da 26ª zona eleitoral é Telmelita Guimarães Alves, o juiz da 53ª é Gustavo Grillo Ferreira e o da 59ª é Bernardo Alcuri de Souza. A função é gratificada, e os magistrados permanecem no cargo pelo período de dois anos. Já os promotores eleitorais são, respectivamente, Mônica Bermudes Medina Pretti, Ana Carolina Lage Serra e Rodrigo César Barbosa.

Normalmente o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) publica edital para preenchimento dos cargos de juiz eleitoral, os interessados se habilitam e, havendo mais de um interessado para alguma zona, o TRE promove um sorteio. Uma vez nomeado, o juiz eleitoral fica no cargo por dois anos. Em agosto de 2023 o TRE publicou edital para que juízes interessados em ocupar o cargo de titular na 26ª se inscrevessem.

Apuração:

A apuração dos votos neste ano será feita nos cartórios eleitorais, para onde irão todas as informações constantes em cada urna eletrônica. Isso porque, cada local de votação tem uma urna eletrônica. Cada urna eletrônica tem um cartão onde os votos são depositados; quando acaba a votação, é fechada a urna, cada chefe de local de votação imprime e coloca o resultado no local de votação. Esse cartão de memória é levado para o respectivo cartório eleitoral, que baixa esses dados e os encaminha para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja feita a totalização dos votos. E a população acompanha isso em tempo real.

 

 

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

23 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

23 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

23 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

24 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás