Categories: Economia

Serra tem mais de 400 empresas de Tecnologia da Informação

 

A Mitis Tecnologia, de Laranjeiras, possui 30 funcionários e mais
de 1000 clientes, além de uma franquia em São Paulo e outra na Bahia. Foto: Clarice Poltronieri

Clarice Poltronieri

Principal polo industrial do estado, a Serra também começa a se destacar com as empresas de Tecnologia da Informação (TI), que são as que criam sites, aplicativos, programas, dão consultoria, manutenção e outros serviços tecnológicos que facilitam o trabalho de outras empresas e mesmo de pessoas físicas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Paulo Menegueli, disse que há 418 empresas de TI na Serra, que abrangem vários setores: educação, rochas, metalmecânica, ambiental. “Queremos não apenas estimular as empresas que estão presentes, como criar um pólo tecnológico voltado para o setor de saúde”, revela.

É que Menegueli lembra que a Serra concentra em um pequeno raio vários hospitais e universidades, o que aponta uma vocação natural na área de saúde. “Queremos atrair empresas de TI nessa área, inclusive revendo a questão da isenção fiscal. A ideia é criar um polo de ciência na área médica”, esclarece o secretário, que não soube estimar quantos empregos o setor gera na cidade.

Uma empresa de TI que é exemplo de sucesso é a Mits Tecnologia, em Laranjeiras. O proprietário é Rodrigo Maxwel Carvalho e Barbosa. 

“Abri em 2008. São 30 funcionários na Serra e 1.080 clientes, sendo a maioria de fora do estado – uns 70%. Há dois franqueados, em São Paulo e Bahia, que geram uns 20 empregos. Deixei um emprego estável para abrir a empresa”, conta.

A empresa desenvolve programas de software com consultoria para clientes na área de distribuição, indústria, varejo, atacado, comunicação e outros. “Agora estamos criando aplicativos personalizados e temos um software inovador que reduz a conta de celular em até 94%, pois analisa qual é o melhor plano para o cliente de acordo com o consumo dele. E serve para pessoas físicas ou empresas”,descreve.

Segundo a Prefeitura, a maior parte dos empreendimentos de TI são de pequeno porte e estão atrelados à comunicação. É o caso da Pulsar Comunicação, em Laranjeiras, que trabalha com apenas duas pessoas em um espaço menor.

“Trabalho com marketing há 20 anos e já tive seis funcionários. Depois de migrar para a web, trabalho com minha esposa em um espaço menor. Crio sites e dou consultoria. Atendo os clientes de 80 a 90% pelo zap e web, e a maioria é da Serra”, afirma o proprietário Nilson Machado.

 

Tags: TI serra es
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Musas do Serra Folia serão apresentadas neste sábado (28) com shows e cervejada

O grupo Curtição será uma das atrações da noite em que as musas do Serra Folia,que acontecerá em dezembro, serão…

15 minutos atrás

Sábado de Fresno, CPM 22 e Detonautas com banda Linear na Serra

O show da banda Linear contará com 2 horas de grandes sucessos de bandas que marcaram gerações, como CPM 22,…

57 minutos atrás

Carreta que vira cinema chega a Serra com filmes, pipoca e cinema de graça

A carreta transformada em cinema é equipada com projetor e possui 78 confortáveis assentos, isolamento acústico e ar-condicionado e estará…

2 horas atrás

Exercícios aeróbicos e musculação ajudam a saúde cerebral dos idosos, revela estudo

Os exercícios elevam os níveis de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que aumentam a sensação de bem-estar nos…

2 horas atrás

Adolescente suspeito de participação na morte de Milena é apreendido na Serra

A PCES afirma que as investigações iniciais apontam que a motivação do crime seria o tráfico de drogas/ Crédito: Divulgação…

3 horas atrás

Exposição de Rick Rodrigues encerra no sábado com oficina de bordado gratuita na Serra

No encerramento da exposição “Transbordar”, Rick Rodrigues, promoverá uma oficina de bordado no sábado (28) no Centro Cultural Elizíario Rangel,…

3 horas atrás