Notícias

Serra tem menos da metade de vacinados contra dengue

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Com o aumento do número de casos de dengue durante essa época do ano, o assunto sobre a vacinação contra a dengue volta à tona. Segundo a Prefeitura da Serra, menos da metade do público-alvo (10-14 anos) está vacinada contra a dengue, um total de 40%. Para quem deseja se vacinar, basta ir com o cartão de vacina em qualquer unidade de saúde da Serra.

Produzida pelo laboratório Takeda Pharma, a Qdenga é uma vacina produzida a partir do vírus atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nesses casos.

Além disso, é uma vacina que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4). A Qdenga deve ser aplicada em duas doses, no intervalo de 90 dias entre elas.

A vacina foi aprovada pela Anvisa em março de 2023, de início sendo oferecida apenas por laboratórios particulares. Em janeiro de 2024, o medicamento foi incorporado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e passou a integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir do mês seguinte.

Após a integração, o Ministério da Saúde estabeleceu a vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta maior risco de agravamento e regiões com maior incidência da doença.

Dados sobre vacinação

Em dados divulgados em setembro de 2024 pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 2,2 milhões de primeiras doses de vacinas aplicadas. No entanto, há 636 mil registros de segundas doses, ou seja, menos da metade das pessoas que tomaram a dose inicial buscaram a dose adicional.

No Espírito Santo, a situação é semelhante, com 44,4% do público alvo vacinado com pelo menos uma dose. O mesmo também acontece com a Serra, que tem 40% do público alvo vacinado, como explica em nota a Prefeitura.

“A Secretaria de Saúde informa que a vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde do município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, um público estimado em mais de 36 mil pessoas na Serra.
Até o momento, a cobertura vacinal está em 40%. A Secretaria tem intensificado as campanhas para que o público possa aderir a essa vacina e se proteger contra os tipos da doença, que podem ter consequências graves”.

Guilherme Marques

Últimas postagens

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

2 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

2 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

6 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

6 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

6 horas atrás

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…

1 dia atrás