Notícias

Serra tem menos da metade de vacinados contra dengue

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Com o aumento do número de casos de dengue durante essa época do ano, o assunto sobre a vacinação contra a dengue volta à tona. Segundo a Prefeitura da Serra, menos da metade do público-alvo (10-14 anos) está vacinada contra a dengue, um total de 40%. Para quem deseja se vacinar, basta ir com o cartão de vacina em qualquer unidade de saúde da Serra.

Produzida pelo laboratório Takeda Pharma, a Qdenga é uma vacina produzida a partir do vírus atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nesses casos.

Além disso, é uma vacina que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4). A Qdenga deve ser aplicada em duas doses, no intervalo de 90 dias entre elas.

A vacina foi aprovada pela Anvisa em março de 2023, de início sendo oferecida apenas por laboratórios particulares. Em janeiro de 2024, o medicamento foi incorporado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e passou a integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir do mês seguinte.

Após a integração, o Ministério da Saúde estabeleceu a vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta maior risco de agravamento e regiões com maior incidência da doença.

Dados sobre vacinação

Em dados divulgados em setembro de 2024 pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 2,2 milhões de primeiras doses de vacinas aplicadas. No entanto, há 636 mil registros de segundas doses, ou seja, menos da metade das pessoas que tomaram a dose inicial buscaram a dose adicional.

No Espírito Santo, a situação é semelhante, com 44,4% do público alvo vacinado com pelo menos uma dose. O mesmo também acontece com a Serra, que tem 40% do público alvo vacinado, como explica em nota a Prefeitura.

“A Secretaria de Saúde informa que a vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde do município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, um público estimado em mais de 36 mil pessoas na Serra.
Até o momento, a cobertura vacinal está em 40%. A Secretaria tem intensificado as campanhas para que o público possa aderir a essa vacina e se proteger contra os tipos da doença, que podem ter consequências graves”.

Guilherme Marques

Últimas postagens

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…

13 horas atrás

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…

14 horas atrás

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…

14 horas atrás

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…

15 horas atrás

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…

16 horas atrás

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…

16 horas atrás