Categories: Notícias

Serra tem primeiro registro de microcefalia em bebê

O risco é maior para a gestante que contrai o zika vírus até o 3º mês da gravidez. Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

Por Clarice Poltronieri

Foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça (02) um caso de microcefalia em bebê nascido na Serra que pode estar associado à contaminação da mãe pelo zika vírus durante a gestação. O caso está sendo acompanhado pela secretária de Saúde do município que aguarda resultado de exames. O Ministério da Saúde decretou estado de emergência no último dia 11 por contra da proliferação do vírus no país.

Além do caso do bebê e sua mãe, cujo bairro onde residem não foi divulgado, há 21 outros casos suspeitos de zika no município. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Serra, Kelly Rose Areal, nenhum desses casos são em mulheres grávidas. A superintendente disse que o bebê nascido com microcefalia está sendo tratado como caso de importação.

“A mãe morava em Guarapari, onde engravidou e iniciou o pré-natal. Ao se mudar para a Serra e continuar o pré-natal, detectamos a microcefalia. O bebê nasceu no hospital Jayme, justamente por ser uma gravidez de risco. Mas ainda não há confirmação se foi caso de zika. A Prefeitura e o Estado estão acompanhando de perto este caso. Já alertamos a prefeitura de Guarapari”, conta.

O transmissor do zika vírus é o mosquito aedes aegypt, o mesmo responsável pela dengue.Segundo Kelly  há focos do mosquito em todo município e os maiores são nas regiões de Laranjeiras e Jacaraípe. “Intensificamos as ações em pontos estratégicos, como ferros-velhos, cemitérios, valas e charcos, mas o problema ainda está nas residências”, afirma.

A superintendente acrescentou que além das ações de combate ao aedes aegypt, a prefeitura está capacitando médicos e funcionários dos postos de saúde para identificar e tratar os casos suspeitos de zika.

No estado, até o momento, já são 185 casos de suspeita da doença, com cinco confirmados (quatro em Vitória e um em Vila Velha). A Secretaria de Estado de Saúde recebeu até o dia 1º notificação de três bebês nascidos com microcefalia (em Colatina, Serra e Cariacica), 10 grávidas com doença exantemática (manchas vermelhas na pele) e oito gestantes com bebês com microcefalia. Os casos estão sendo investigados. As informações foram divulgadas pela Sesa em coletiva na última quarta (2).

O zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, o aeds aegypt. Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

Sintomas são parecidos com os da dengue

Os sintomas do zika vírus são parecidos com os da dengue: manchas com coceira, dor de cabeça e dor nos olhos, febre baixa (entre 37,5° e 38,5°). Caso haja algum desses sintomas, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo. Embora raros, há registros de mortes provocadas pela doença. Mas a maior preocupação é com gestantes, já que o vírus provoca microcefalia, que é o crescimento anormal do cérebro no bebê, cujas consequências vão de retardamento mental a problemas motores.

Segundo Kelly, o maior risco é contrair o vírus nos três primeiros meses de gravidez, onde se desenvolve o cérebro da criança.

O Ministério da Saúde confirmou no último sábado (28) a relação entre o vírus zika e o surto de microcefalia. Em todo Brasil, são investigados 1.248 casos, em 14 estados e 311 municípios, para ver se há alguma relação com o zika.  A orientação é que as gestantes evitem locais com muito mosquito e usem repelentes apropriados, cortinados e roupas compridas e fazer o pré-natal.

No estado não há ainda um local para análise do exame e confirmação da doença. Os exames são coletados e enviados para análise na Fundação Evandro Chagas, no Pará.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás