Voltou a chover forte na tarde e noite desta terça-feira (19) e a Defesa Civil da Serra segue em alerta. Uma das situações mais sensíveis é a do risco de deslizamento por conta do solo encharcado. E na cidade, há seis pontos críticos distribuídos nos bairros Diamantina, Jardim Carapina, José de Anchieta II, Serra Dourada II, Vista da Serra I e encosta Reis Magos, em Nova Almeida.
Em comunicado divulgado às 18h e 30 pela assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que até aquele momento, havia ocorrido uma interdição preventiva de um prédio em Nova Carapina. Segundo a assessoria, a família que vive no local já está sendo assistida.
A prefeitura informou também que não havia pontos de alagamentos nem obstrução de vias. A Defesa Civil segue monitorando a situação e, nos casos de emergência, tem o plantão 24h que pode ser acionado no telefone 99938-9500.
Coordenador da Defesa Civil do município, Antônio Carlos Coutinho, diz que há alerta do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) para mais chuva entre hoje (19) e amanhã (quarta-feira, 20). No site do Inpe, há aviso especial de muita precipitação, risco de deslizamentos e enchentes para a faixa do norte fluminense, extremo leste de Minas Gerais e o centro sul do ES, chegando até a Serra.
Como o solo já está muito encharcado moradores de encostas devem ter atenção especial, principalmente se chover muito em pouco tempo. “O morador deve ficar atendo a rachaduras em barrancos, inclinação em postes, rachadura em paredes e pequenos deslizamentos em encostas. A qualquer um desses sinais, as pessoas devem sair da residência e acionar imediatamente a Defesa Civil”, orienta.
Coutinho acrescenta que a Prefeitura está elaborando projeto para fazer obras de contenção nos seis pontos mais críticos em relação a deslizamentos citados no início da matéria.