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Serra tem trecho com mais acidentes, mortos e feridos da BR 101 no ES

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Trabalhador terceirizado da Eco 101 morreu em 03 de março do ano passado após ser atingido por pneu que soltou de carreta que transportava rocha. O acidente aconteceu perto de Barro Branco. Foto: Arquivo TN/ Bruno Lyra/ 03 – 03 – 20

O trecho da BR 101 na Serra é o com mais acidentes, mortos e feridos no Espírito Santo. É o que revelam os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) referentes a ocorrências entre janeiro e maio deste ano.

No período, foram 224 acidentes de trânsito no trecho de cerca de 42 quilômetros da rodovia federal no município, com 10 mortes e 269 feridos. Nos demais 430 km da BR 101 no ES, distribuídos pelo território de outros 23 cidades capixabas, a PRF registrou 619 acidentes, com 25 mortos e 646 feridos.

Isso significa que apesar não representar nem a décima parte da rodovia no ES, o trecho da Serra teve 28% das mortes, 29% dos feridos e 26% do total de acidentes na rodovia nos cinco primeiros meses de 2021.

Veja a tabela:

Município Acidentes Mortes Feridos
Serra 224 10 269
Cariacica 142 3 109
Linhares 104 1 125
Viana 84 3 58
São Mateus 61 2 67
Fundão 22 1 30
Aracruz 21 1 38
Anchieta 20 4 27
João Neiva 20 0 24
Ibiraçu 19 2 23
Guarapari 19 1 20
Pedro Canário 15 1 16
Rio Novo do Sul 14 2 14
Conceição da Barra 14 1 15
Iconha 14 0 20
Mimoso do Sul 13 1 14
Itapemirim 10 0 9
Vila Velha 8 1 15
Jaguaré 7 1 8
Vitória 4 0 4
C. de Itapemirim 3 0 6
Atílio Viváqua 3 0 3
Pinheiros 1 0 1
Pres. Kenedy 1 0 0

Fonte: Datatran 2021/PRF – Ocorrências na BR 101/ES entre 01/01/21 e 31/05/21

O problema não é de agora. Em 2016 a PRF já havia apontado o trecho entre Carapina e Serra Sede da BR 101 como o mais violento dentre todas as rodovias federais do país, com pelo menos uma morte por mês.

Na avaliação da PRF,  o intenso fluxo de veículos, pedestres e ciclistas, acessos aos bairros – uma vez que se trata de uma região urbana populosa – e falta de viadutos, explicam o porque de tantos acidentes no trecho.

Eco 101, pedágio e pista ruim

Em maio de 2013 a concessionária Eco 101 assumiu o trecho capixaba da rodovia, passando a cobrar pedágio um ano depois. Mas na Serra praticamente não houveram melhorias estruturais na rodovia, uma vez que a concessionária alega estar previsto no contrato que ela assumiria a BR 101 já com o Contorno do Mestre Álvaro pronto, obra que só agora está sendo executada pelo governo Federal, ao custo estimado de R$ 400 milhões e com previsão de entrega no final do ano que vem. O trecho entre Carapina e Serra Sede deverá ser municipalizado, como planeja a Prefeitura da Serra.

Nesses oito anos de concessão a Eco só fez duas passarelas de pedestres na Serra, uma em André Carloni e outra em Nova Carapina. A principal obra da empresa na rodovia foi a instalação da praça de pedágio na zona rural do município entre Chapada Grande e Santiago. A empresa sequer começou as obras de duplicação entre Serra Sede e Fundão, prevista para estar entregue em maio de 2017 conforme o contrato de concessão.

A principal obra que a Eco 101 fez na Serra nesses oito anos de concessão foi a praça de cobrança de pedágio em Santiago. Foto: Bruno Lyra 29/05/21

A concessionária também só veio a reformar o asfalto do Contorno do Vitória em 2019. A demora em melhorar a pista fez com que a Prefeitura de Cariacica, que assim como a Serra tem parte desse trecho em seu território, acionar em 2017 o Ministério Público Federal (MPF) contra a empresa. Na ocasião a Eco alegou que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) ainda não formalizara a concessão daquele trecho específico.

Trevo de Cidade Pomar

E essa é a alegação da Eco para não melhorar as condições do trecho de 2,5 km entre Nova Carapina e Campinho da Serra, onde deveria ter sido construído o trevo de Cidade Pomar. O trecho, considerado pela PRF como um dos mais perigosos, está com asfalto em péssimas condições, com ondulações, buracos e sem acostamento. A precariedade do trecho levou a Prefeitura da Serra a acionar a Eco 101 na Justiça em 2019.

Em nota à reportagem enviada na última quarta-feira (29), a Eco disse que está em processo de formalização a transferência desse trecho do Governo Federal para a empresa.

A Eco diz que irá assumir o km 261, onde deveria ter sido construído o Trevo de Cidade Pomar. Local está com pista em péssimas condições e tem histórico de acidentes graves Foto: Bruno Lyra 29 – 05 – 21

 

     

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