O trecho da BR 101 na Serra é o com mais acidentes, mortos e feridos no Espírito Santo. É o que revelam os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) referentes a ocorrências entre janeiro e maio deste ano.
No período, foram 224 acidentes de trânsito no trecho de cerca de 42 quilômetros da rodovia federal no município, com 10 mortes e 269 feridos. Nos demais 430 km da BR 101 no ES, distribuídos pelo território de outros 23 cidades capixabas, a PRF registrou 619 acidentes, com 25 mortos e 646 feridos.
Isso significa que apesar não representar nem a décima parte da rodovia no ES, o trecho da Serra teve 28% das mortes, 29% dos feridos e 26% do total de acidentes na rodovia nos cinco primeiros meses de 2021.
Veja a tabela:
Município | Acidentes | Mortes | Feridos |
Serra | 224 | 10 | 269 |
Cariacica | 142 | 3 | 109 |
Linhares | 104 | 1 | 125 |
Viana | 84 | 3 | 58 |
São Mateus | 61 | 2 | 67 |
Fundão | 22 | 1 | 30 |
Aracruz | 21 | 1 | 38 |
Anchieta | 20 | 4 | 27 |
João Neiva | 20 | 0 | 24 |
Ibiraçu | 19 | 2 | 23 |
Guarapari | 19 | 1 | 20 |
Pedro Canário | 15 | 1 | 16 |
Rio Novo do Sul | 14 | 2 | 14 |
Conceição da Barra | 14 | 1 | 15 |
Iconha | 14 | 0 | 20 |
Mimoso do Sul | 13 | 1 | 14 |
Itapemirim | 10 | 0 | 9 |
Vila Velha | 8 | 1 | 15 |
Jaguaré | 7 | 1 | 8 |
Vitória | 4 | 0 | 4 |
C. de Itapemirim | 3 | 0 | 6 |
Atílio Viváqua | 3 | 0 | 3 |
Pinheiros | 1 | 0 | 1 |
Pres. Kenedy | 1 | 0 | 0 |
Fonte: Datatran 2021/PRF – Ocorrências na BR 101/ES entre 01/01/21 e 31/05/21
O problema não é de agora. Em 2016 a PRF já havia apontado o trecho entre Carapina e Serra Sede da BR 101 como o mais violento dentre todas as rodovias federais do país, com pelo menos uma morte por mês.
Na avaliação da PRF, o intenso fluxo de veículos, pedestres e ciclistas, acessos aos bairros – uma vez que se trata de uma região urbana populosa – e falta de viadutos, explicam o porque de tantos acidentes no trecho.
Eco 101, pedágio e pista ruim
Em maio de 2013 a concessionária Eco 101 assumiu o trecho capixaba da rodovia, passando a cobrar pedágio um ano depois. Mas na Serra praticamente não houveram melhorias estruturais na rodovia, uma vez que a concessionária alega estar previsto no contrato que ela assumiria a BR 101 já com o Contorno do Mestre Álvaro pronto, obra que só agora está sendo executada pelo governo Federal, ao custo estimado de R$ 400 milhões e com previsão de entrega no final do ano que vem. O trecho entre Carapina e Serra Sede deverá ser municipalizado, como planeja a Prefeitura da Serra.
Nesses oito anos de concessão a Eco só fez duas passarelas de pedestres na Serra, uma em André Carloni e outra em Nova Carapina. A principal obra da empresa na rodovia foi a instalação da praça de pedágio na zona rural do município entre Chapada Grande e Santiago. A empresa sequer começou as obras de duplicação entre Serra Sede e Fundão, prevista para estar entregue em maio de 2017 conforme o contrato de concessão.
A concessionária também só veio a reformar o asfalto do Contorno do Vitória em 2019. A demora em melhorar a pista fez com que a Prefeitura de Cariacica, que assim como a Serra tem parte desse trecho em seu território, acionar em 2017 o Ministério Público Federal (MPF) contra a empresa. Na ocasião a Eco alegou que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) ainda não formalizara a concessão daquele trecho específico.
Trevo de Cidade Pomar
E essa é a alegação da Eco para não melhorar as condições do trecho de 2,5 km entre Nova Carapina e Campinho da Serra, onde deveria ter sido construído o trevo de Cidade Pomar. O trecho, considerado pela PRF como um dos mais perigosos, está com asfalto em péssimas condições, com ondulações, buracos e sem acostamento. A precariedade do trecho levou a Prefeitura da Serra a acionar a Eco 101 na Justiça em 2019.
Em nota à reportagem enviada na última quarta-feira (29), a Eco disse que está em processo de formalização a transferência desse trecho do Governo Federal para a empresa.
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