Serra tem vacina contra nova onda de febre amarela   | Portal Tempo Novo

Serra, 18 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 19 de Janeiro de 2018 às 9:17

Serra tem vacina contra nova onda de febre amarela  


 

A vacinação feita em 2017 imunizou cerca de 400 mil moradores, o que dá 80% da população residente no município. Foto: Fábio Barcelos/Arquivo TN

Gabriel Almeida

Com o surgimento de casos em São Paulo e Minas Gerais e da determinação de vacinação no Rio de Janeiro e na Bahia, volta à preocupação com a febre amarela no Espírito Santo. Na Serra, as vacinas contra a doença estão disponíveis em 38 unidades de saúde do município.

O dia e período de vacinação variam de acordo com cada Sala de Vacinação.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o cidadão deve procurar o posto de saúde mais próximo para saber o cronograma de vacinação no local.

 De acordo com a Prefeitura da Serra, não houve registro de caso suspeito de febre amarela nesses primeiros dias de 2018 no município. Cerca de 400 mil pessoas já receberam a dose contra febre amarela na cidade, o que dá quase 80% do total de moradores já imunizados.   

A Prefeitura garantiu ainda que o estoque de vacina na Serra está normalizado, mas destaca que os turistas que viajam para o Espírito Santo devem se vacinar antes de chegarem ao Estado, conforme recomenda o Ministério da Saúde. Como na Serra e noutros municípios capixabas foi aplicada dose única, quem já recebeu não precisa se vacinar de novo.

A febre amarela é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em áreas rurais.  Por isso os casos confirmados da doença são de pessoas que moram ou estiveram no interior.  Há possibilidade de transmissão em áreas urbanas pelo Aedes aegypti, porém isso no ocorre desde 1942.  

Dengue, zika e chikungunya

Mas essa temida espécie de mosquito conhecido por transmitir dengue e, mais recentemente, zika e chikungunya, está presente na Serra e o município segue no esforço de combatê-lo.   Segundo a Prefeitura da Serra, desde os primeiros dias do ano, agentes vêm utilizando inseticidas em regiões estratégicas para conter o mosquito. A Prefeitura afirma também ter o maior número de armadilhas contra o Aedes instalado do Estado. No total, já foram instaladas mais de 1.100 equipamentos.

Em 2017, o município da Serra fechou o ano com 81 notificações de febre amarela, 782 de dengue e 69 de chikungunya.

Mais de 3 milhões vacinados no Estado  

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) disse que, até o momento, 3.561.000 doses já foram distribuídas e que até o momento 3.077.619 pessoas já foram imunizadas contra febre amarela em todo o Estado, cuja população estimada é de pouco mais de 4 milhões de moradores segundo o IBGE.

Ainda de acordo com a Sesa, o Espírito Santo é considerado área de recomendação vacinal pelo Ministério da Saúde. Quem ainda não se vacinou deve procurar uma Unidade de Saúde para ser imunizado.

Da mesma forma que na Serra, não há registro de casos da doença nos demais municípios capixabas este ano, segundo a Sesa.

 




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por