Com mais de 10 mil moradores que possuem psoríase, a Serra será a primeira cidade do Espírito Santo a ter um ambulatório municipal para tratar a doença. De acordo com a Prefeitura da Serra, a previsão é que o espaço atenda 50 pessoas por mês, sendo 30 com a forma grave da doença.
As atividades do ambulatório começam no dia 13 de novembro, na Unidade Regional de Saúde de Novo Horizonte. O paciente com psoríase deve procurar a unidade básica de saúde de sua referência para avaliação da necessidade de encaminhamento ao ambulatório de Novo Horizonte.
O atendimento especializado aos pacientes já é feito no local, e os médicos e demais servidores da área de saúde estão recebendo capacitação. Mas com o ambulatório, todas as quartas-feiras o atendimento será exclusivo para os portadores da doença.
A estimativa do Município é que 10 mil pessoas que moram na cidade tenham a doença, que não tem cura, mas tem tratamento. No Brasil, estima-se que 1,31% da população tenha psoríase.
Psoríase
Psoríase é uma doença inflamatória crônica, que acomete não só a pele, mas também outros sistemas como articulação, por exemplo. Um portador de psoríase tem risco maior que a população geral de ter doenças cardiovasculares, intestinais, oculares, psiquiátricas e articulares. A doença não é contagiosa e tem tratamento que dependerá do grau de comprometimento.