Saúde

Serra terá campanha de vacinação contra sarampo

Prefeitura da Serra vai participar da campanha de nacional de vacinação contra a doença. Foto: Agência Brasil

Com uma explosão de casos de sarampo em alguns estados brasileiros, o Ministério da Saúde vai realizar ainda neste mês uma Campanha Nacional de Vacinação. Com isso, consequentemente, a Serra participará do evento que tem como objetivo vacinar todas as crianças, de seis meses a menores de cinco anos, que não possuem o registro da vacina.

No Espírito Santo, já são dois casos confirmados da doença este ano. Apesar disso, a Serra segue sem confirmar nenhum registro de sarampo em 2019. Mesmo assim, a cidade realizou vacinações até durante os finais de semana para evitar o surgimento de possíveis casos dentro do território municipal.

A Campanha de Vacinação acontecerá do dia 7 a 25 de outubro em todos os municípios e estados brasileiros. Todas as crianças, de seis meses de idade até cinco anos, que não possuem no cartão de vacina, o registro da vacina devem ser imunizadas. No dia 19, num sábado, será realizado o Dia D, de mobilização nacional.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados neste ano um total de 214 notificações de casos suspeitos de sarampo no Espírito Santo. Desses, 165, foram descartados e 47, seguem em investigação. Outros 47 moradores seguem com suspeita da doença.

Programação da Serra

Na Serra, a programação das unidades de saúde não sofrerão mudanças por conta da campanha. Assim como acontece atualmente, todas as 39 unidades estarão disponibilizando doses da vacina. O horário de vacinação nas unidades regionais será das 8h30 às 16h30 e nas demais unidades básicas, de acordo com o horário da sala de vacina. O município também irá participar do ‘Dia D’.

Entenda melhor a doença e sua única forma de prevenção abaixo:

  • Quem precisa se vacinar?

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a vacina é a única forma de se proteger contra o sarampo. A primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A segunda dose é aplicada aos 15 meses na vacina tetra viral, que previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Quem tem 1 ano até 29 anos deve ter comprovadamente duas doses da vacina tríplice viral. Para a população entre 30 e 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral. Os trabalhadores da saúde, grupo de alto risco, devem ter duas doses da vacina tríplice viral, independente da faixa etária.

  • O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de 1 ano de idade e desnutridas, podendo levar à óbito.

  • Sintomas do sarampo

Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento.

Quem já teve a doença não corre o risco de ser contaminado pelo vírus novamente. As complicações da doença são: otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas, e em casos mais graves podem provocar a redução da capacidade mental, surdez, cegueira e retardo do crescimento. O período entre o contágio e o aparecimento do exantema (as manchas avermelhadas na pele) é entre 7 e 21 dias. Porém, a transmissão inicia-se 6 dias antes do exantema e se estende até o quarto dia após.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

9 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

9 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

10 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

11 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

11 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

11 horas atrás