Dentro do prazo de dois anos, passageiros do sistema Transcol terão o tempo da viagem entre os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe reduzidos. O motivo será o novo corredor exclusivo para coletivos, que já teve sua construção iniciada e deve ficar pronto em 2022. A faixa exclusiva terá extensão de 2,2 km e promete também ajudar a reduzir os engarrafamentos que acontecem nas proximidades do Hospital Dório Silva.
A obra faz parte da revitalização da Rotatória do Ó, em Laranjeiras, e foi iniciada no último dia 3 de agosto. De acordo com a Prefeitura da Serra, responsável pela construção, a nova via vai agilizar a vida de quatro mil motoristas que circulam por hora na região que abrange o bairro. Em horários de pico, o trânsito costuma ficar intenso e já ocorreram diversos acidentes por ali. No total, serão gastos R$ 40 milhões – incluindo a faixa exclusiva neste custo.
Ao TEMPO NOVO, o Município explicou que a faixa exclusiva de ônibus terá extensão de 2,2 km, sendo 1,2 km do Terminal de Laranjeiras até a rotatória e 1 km da Rotatória do Ó à rotatória que fica em frente à empresa Viminas. Nesta semana, o governador Renato Casagrande (PSB) sancionou uma lei que permite a troca de áreas entre o Governo Estadual e a Prefeitura da Serra. Na prática, o Estado vai ceder um terreno ao Município para a realização das obras.
Em contrapartida, o município cede ao Estado outra área que faz parte do sistema viário. As duas têm o mesmo tamanho, praticamente 1.163 m². A reportagem questionou a prefeitura sobre quais terrenos são esses e onde estão localizados, mas não obteve uma resposta específica. “A publicação é referente aos trâmites para a construção da nova rotatória do Hospital Dório Silva, que terá três faixas em sentido único para veículos em geral e duas faixas de mão e contramão exclusivas para o transporte coletivo”, afirmou em nota.
A obra de R$ 40 milhões que promete desafogar o trânsito em Laranjeiras
Com um investimento de R$ 40 milhões, a construção da nova Rotatória do Ó foi iniciada há duas semanas em Parque Residencial Laranjeiras. A obra, que acontece em frente ao Hospital Estadual Dório Silva, promete agilizar a vida de quatro mil motoristas que circulam por hora na região. De acordo com a Prefeitura da Serra, serão construídos três mergulhões no local, que é palco de engarrafamentos e até acidentes.
Além dos três mergulhões, o projeto da obra aponta que serão feitas três faixas em sentido único para veículos em geral e duas faixas de mão e contramão exclusivas para o transporte coletivo. Ainda segundo o projeto, as duas passagens inferiores que ligam as avenidas Eudes Scherrer e Talma Rodrigues Ribeiro têm a extensão de 400 metros. Além disso, a passagem inferior que dá acesso à avenida Copacabana tem 180 metros, totalizando, assim, 580 metros de pista nas rampas do interior da rotatória.
O Município ainda afirma que assim que estiver pronta – previsão de dois anos – a população poderá contar também com um estacionamento público, uma praça e uma pista de skate, na parte central da rotatória que, hoje, é um terreno vazio. O prefeito Audifax Barcelos (Rede) comentou a nova obra e disse que o investimento é de grande importância.
“Além de ser realizada em um centro econômico de grande importância para o município, (a obra) também terá influência em outras regiões, já que as avenidas ligadas à rotatória se conectam com as principais vias do município, além de afetar positivamente o trânsito que vem de Laranjeiras e que segue para o Civit II”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura também promete várias melhorias também serão realizadas para os pedestres por meio das obras. O projeto prevê calçada e ciclovia que vai da Avenida Eudes Scherrer até a Av. Talma Rodrigues Ribeiro, passando inclusive pelo entorno da Rotatória do Ó e pela Av. Copacabana, com extensão total de 4,1 km.
A Prefeitura da Serra ainda afirmou que a obra vai desafogar o trânsito na região, agilizar a ligação entre os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe e acabar com os estrangulamentos de trânsito que acontecem no local, principalmente nos períodos da manhã e da tarde. “Além de ter o resultado imediato de melhorar o trânsito no local, retirando ônibus e caminhões da rotatória, o projeto é a primeira etapa para a implantação do corredor exclusivo de ônibus na Serra”, comenta a secretária de Desenvolvimento Urbano da Serra, Mirian Soprani.