A onda de calor que afeta todo o Brasil deve fazer a Serra registrar, nesta semana, o dia mais quente do ano. De acordo com o Climatempo, a cidade terá temperatura máxima de 40°C na quarta-feira (27). O recorde de calor supera, inclusive, as temperaturas registradas durante o verão.
Nesta segunda-feira (25), os termômetros registram 38°C de temperatura máxima. Na terça-feira (26), a temperatura máxima também deve alcançar os 38°C. Para esses dois dias, não há previsão de chuva.
Já na quarta-feira, a temperatura aumenta ainda mais e chega aos 40°C. O dia promete ser o mais quente do ano de 2023 na cidade, que até o momento, não havia registrado 40°C de temperatura.
Queda de temperatura na Serra
Apesar do calor extremo, na quinta-feira (28), haverá queda brusca de temperatura na Serra. A máxima cai para os 34°C e podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite.
A sexta-feira (29) também deve ser com chuva durante todo o dia na Serra. A máxima será de 29°C, de acordo com o Climatempo.
O que é uma onda de calor?
Uma onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma grande área, por vários dias consecutivos.
A alta pressão atmosférica deixa o ar seco, inibe o crescimento e formação de nuvens e a ocorrência de chuva
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, uma região enfrenta uma onda de calor quando a temperatura diária, em geral a máxima, fica pelo menos 5°C acima da climatologia (valores médios de referência para um período de 30 anos), por pelo menos 5 dias consecutivos.
No caso do Brasil, as alterações na circulação dos ventos sobre o país, impedem a mistura do ar quente com o ar mais fresco trazido pelas frentes frias, que estão sendo desviadas para alto mar depois de atuarem com força sobre o Rio Grande do Sul.
Além disso, de setembro a novembro, o Hemisfério Sul naturalmente já é mais aquecido pelo Sol. Esse é um dos motivos que faz com que a primavera seja uma estação de muito calor em grande parte do Brasil.