A campanha de vacinação contra o coronavírus segue a todo vapor na Serra. E neste fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde fará ‘mutirão’ de imunização no formato drive-thru – quando o paciente recebe o imunizante dentro de seu carro. Podem ser vacinados os idosos com idades a partir de 75 anos e profissionais de saúde. Desta vez, haverá um posto de drive-thru no Pró-Cidadão, localizado na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5416, Portal de Jacaraípe, das 8 às 16 horas.
Segundo a secretária de saúde, Sheila Cruz, o drive-thru será montado para garantir ainda mais a segurança dos idosos. “Aqueles idosos que têm alguma dificuldade de locomoção, poderão ser vacinados dentro de seus próprios carros. É mais um serviço que estamos disponibilizando, pensando na segurança para a vida desses idosos”.
Além do drive-thru, outros locais de vacinação serão disponibilizados nas Unidades Regionais de Boa Vista, de Jacaraípe e de Serra Dourada e, também, nas Unidades de Saúde de Planalto A e de Nova Almeida, no horário de 8 às 16 horas.
O agendamento on-line, também para o drive-thru, será aberto nesta quinta-feira (18), a partir das 14 horas no site da Prefeitura da Serra (clique aqui).
O Governo do Estado disponibilizou, nesta semana, 5.200 doses, ao todo. Destas, o Município utilizará 2.876 doses para a imunização com a primeira dose do idosos com idade entre 75 a 79 anos, 1.488 para vacinação da segunda dose em idosos com 85 a 89 anos e mais uma parcela das vacinas para idosos que vivem em instituições de longa permanência e para profissionais de saúde.
Ao todo, a Serra já imunizou um quantitativo de 27.237 pessoas dos grupos prioritários, sendo que 20.717 receberam a primeira dose e 6.520 a segunda dose.
Vacina contra a HPV
Outra frente de vacinação, será para os meninos e as meninas que estão na faixa etária entre 15 a 26 anos de idade, que poderão ser imunizados contra a HPV. Para se vacinar, a Secretaria também está disponibilizando o agendamento on-line neste link.
“O agendamento online é uma ferramenta que permite a organização dos fluxos dentro das Unidades, evitando as filas e eventuais aglomerações. Todos comparecem no dia e horários marcados”, ressaltou Sheila Cruz.
Conforme orientação do Governo do Estado, a vacinação contra o HPV acontecerá em caráter excepcional e enquanto houver estoque do lote que foi direcionado para essa faixa etária. A vacinação acontecerá nas Unidades de Saúde de Planalto A e Bairro de Fátima.