Logo no início da manhã desta quarta-feira (26), moradores da Serra poderão assistir a um fenômeno astronômico que mexe com a imaginação de quem curte o espaço. Trata-se da fase inicial de um eclipse lunar total – quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite natural.
O evento também contará com a famosa ‘lua de sangue’, que é quando o satélite fica com cor avermelhada por conta do alinhamento. Infelizmente, na Serra e por todo o Brasil, apenas o início poderá ser assistido. Desta forma, será pouco provável observar a fase total do fenômeno devido à luminosidade e o próprio curso do eclipse.
Quem quiser assistir precisa acordar cedo já que o eclipse começa às 6h47 (horário de Brasília) e a visibilidade no Brasil será apenas ao amanhecer. Segundo informações apuradas pelo TEMPO NOVO, às 7h44 terá início a fase de umbra quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua. Por volta das 8h11, o satélite estará na fase total máxima e isso ocorrerá até as 8h25. A fase parcial segue até as 9h52 e o fenômeno é finalizado às 10h49.
Vale ressaltar que não é necessário óculos de proteção para observação deste eclipse. A visão da lua pode ser feita a olho nu. Apesar disso, um binóculo ou uma luneta simples podem ajudar na visualização. Uma dica é procurar locais com pouca iluminação como, por exemplo, campos abertos e praias.
Os sortudos que poderão acompanhar o eclipse total são residentes da Austrália, Nova Zelândia, entre outros lugares do planeta. Chile e Argentina, nossos vizinhos, também terão visão melhor do que os brasileiros.