Clarice Poltronieri
Depois da Justiça proibir eleições para diretor das escolas municipais na Serra e gerar polêmica, a Prefeitura conseguiu resolver o impasse e vai realizar escolha para o cargo com consulta à comunidade escolar.
O que vai mudar são os critérios para concorrer. Se antes bastava o candidato ter a documentação exigida para o cargo, agora, além disso, ele tem fazer uma prova escrita e ter sua proposta de gestão aprovada pela Secretaria Municipal de Educação (Sedu).
Só depois disso é que os nomes irão para votação, que agora passou a ser denominada ‘consulta popular’. O eleito ainda terá que passar por um curso de formação posteriormente.
As inscrições para os interessados no cargo estarão abertas nos dia 14 e 15 de setembro. A aplicação da prova escrita será no dia 12 de outubro. A entrega dos títulos e plano de trabalho (proposta de gestão) será nos dias 26 e 27 de outubro. A votação está prevista para 27 de novembro.
O cargo de coordenador também será por consulta à comunidade e a votação deles é independente do diretor, ou seja, não terá formação de chapa, como nos anos anteriores. Funcionários da escola, pais de alunos e alunos poderão votar.
Os nomes dos escolhidos serão divulgados no dia 30 de novembro e a nomeação entre 21 e 23 de dezembro. Em janeiro os nomeados participarão do curso de formação para assumirem o cargo.
As informações são do edital publicado pela Sedu na última segunda – feira (18).